O véu e a lágrima
imaginário e erótico e velhice em dois romances chilenos.
Resumo
Pedro Lemebel e Jorge Edwards são narradores chilenos que ocupam rincões diversos do cânone chileno da segunda metade do século XX. Assumindo as distâncias entre suas respectivas propostas e interesses de trabalho, o presente trabalho propõe uma análise comparativa de dois romances dos autores El orígen del mundo de Edwards (1996) e Tengo miedo torero de Lemebel (2001). A proposta comparativa se orienta por dois fios condutores de ambas as narrativas: em primeiro lugar está o transfundo histórico da Ditadura Militar Chilena (1973-1990) e, como mola motriz dos respectivos enredos, o singular trabalho de representação do erotismo a partir da ótica da velhice. Situando as diferenças que as singularidades da prosa dos autores contem, o presente texto acena para similaridades sutis que aparecem nos procedimentos empregados pelos narradores dos dois romances. Essa aproximação pretende ser uma contribuição para a bibliografia de ambos os autores, visando oferecer uma perspectiva que os compare não apenas do ponto de vista da representação histórica, mas a partir de procedimentos literários específicos.
Referências
BLANCO, Fernando. “Ciudad sitiada, ciudad sidada. Notas de lectura para Tengo miedo, torero de Pedro Lemebel”. Universidad de Chile: Cyber Humanitatis, Nº 20 (online), 2001.
COROMINAS, Joan. Breve diccionário etimológico de la lengua castellana. Madrid: Editorial Gredos, 1987.
EDWARDS, Jorge. El orígen del mundo. Barcelona: Anagrama, 1996.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I. A vontade de saber. tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988.
GILMAN, Claudia. Entre la pluma y el fusil. Debates y dilemas del escritor revolucionario en América Latina. Buenos Aires: Siglo XXI, 2003.
HOSIASSON, Laura Janina. "Erotismo e política em Jorge Edwards". Anais do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Tessituras, Interações, Convergências. São Paulo: ABRALIC, 2008.
HOSIASSON, Laura Janina. “Tengo miedo torero, de Pedro Lemebel. Pasodoble e melodrama.” Literatura e Sociedade. v. 24, n. 29, 2019. No prelo.
LACAN, Jaques. Problemas cruciais para a psicanálise. Seminário 1964-1965. Recife: Centro de Estudos Freudianos, 2006.
LEMEBEL, Pedro. La esquina es mi corazón. Santiago: Seix Barral, 2004.
LEMEBEL, Pedro. Tengo miedo torero. La Habana: Casa de las Américas, 2006.
MAIA, Guilherme. “A voz da mulher que chora (em algum lugar do passado): as canções dos filmes de Almodóvar”. Repertório Teatro & Dança, v. 11, p. 13-19, 2009.
MONSIVÁIS, Carlos. “Pedro Lemebel: el amargo, relamido y brillante frenesí”, Prólogo de La esquina es mi corazón. Barcelona: Seix Barral, 2004. pp. 09-19.
MORAES, Eliane Robert. “Aquelas coisas e um pouco mais: a erótica senil”. In: REGUERA, Nilza e BUSATO, Susanna (orgs). Em torno de Hilda Hilst. São Paulo: Editora UNESP, 2015, pp. 115-119.
MORAES, Eliane Robert. “O Efeito Obsceno”. Cadernos Pagu (UNICAMP), Campinas, v. 20, p. 122-130, 2003.
PUÉRTOLAS, Julio Rodríguez.” El bolero: historia de un amor y de algo más”. Sevilla, Actas del Congreso Internacional "Lyra minima oral III", 2004, pp. 511-528.
ROJO, Grinor, Las novelas de la dictadura y la postdictadura chilena. ¿Qué y cómo leer? I e II. Santiago: LOM, 2016
SARDUY, Severo, “O barroco e o neobarroco”. In: FERNÁNDEZ MORENO, César (ed.). América Latina em sua literatura. tradução de Luiz João Gaio. São Paulo: Perspectiva/Unesco, 1979. pp. 161-178.
VILA, María del Pilar. Las máscaras de la decadencia. La obra de Jorge Edwards y el medio siglo chileno. Rosario: Beatriz Viterbo Editora, 2006.
VIÑAS, David. “Cortázar y la fundación mitológica de París”. In: Literatura argentina y realidad política. De Sarmiento a Cortázar. Buenos Aires: Ediciones Siglo Veinte, 1974. pp. 117-127.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).