Ensino dos Caracteres Chineses aos Aprendizes Brasileiros

Autores

  • Flávia Wen Chun Tso PUCRS

Resumo

Resumo: A demanda pela língua chinesa tem demonstrado um grande crescimento no Brasil nos últimos anos por causa do rápido desenvolvimento econômico da China e as relações comerciais. Com a instalação do Instituto Confúcio (IC) em diversas universidades brasileiras, o mandarim tem-se tornado cada vez mais popular. Muitas escolas de idioma locais também estão começando a oferecer cursos de mandarim, fornecendo mais opções aos interessados. No entanto, é perceptível que as estratégias de ensino tomadas pelas escolas ainda se mantêm imaturas. Percebe-se, ainda, que o grande desafio dos aprendizes brasileiros que se propõem a estudar o idioma consiste, principalmente, na aquisição da escrita chinesa. Essa dificuldade não se deve apenas à singularidade do código linguístico do idioma em questão, mas também à metodologia desenvolvida em sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste artigo é apresentar sugestões de atividades que possam contribuir para o ensino e a aprendizagem da escrita chinesa pelos aprendizes brasileiros e, deste modo, propiciar mais qualidade no ensino.

Palavras-chaves: mandarim; caracteres chineses; língua estrangeira; ensino.

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Publicado

2020-07-16

Como Citar

Tso, F. W. C. (2020). Ensino dos Caracteres Chineses aos Aprendizes Brasileiros. Porto Das Letras, 6(especial), 153–167. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/6637

Edição

Seção

Metalinguagens: língua, ensino e sociedade