O Leitor como Agente Comunicacional no Processo de Produção e Divulgação de Informações em Rede Social

Autores

  • Reinaldo Carneiro UEPG

Resumo

O objetivo deste estudo é refletir sobre as ações do leitor numa era em que a interação gerada decorrente de informações divulgadas em redes sociais alimentem esse universo onde, o leitor é obrigado a fazer múltiplas leituras e ainda checar a fonte da informação quando o canal ou espaço (site, portal) não é conhecido de grande parte desses leitores. Como consequência deste quadro de excesso de informação e da capacidade de ser um reprodutor e retransmissor de informações e discursos, o leitor passa a ser um agente comunicacional (SALGADO, 2005). A identidade do leitor, portanto, é formada a partir de sua participação direta no processo de divulgação de informações, visto que hoje ele também pode, através de blog, site ou portal, criar seu próprio espaço informativo ou para subjetivações e ainda enviar um artigo para portal que trabalha de forma descentralizada em relação à produção de conteúdo. Foram pesquisados dois portais na Editoria de política: o G1 e o Blasting News Brasil com a finalidade de verificar a forma, o conteúdo, as chamadas, os enunciados até sua repercussão em rede social para verificar as posições do leitor nos referidos processos. O conteúdo veiculado pelos dois portais é o mesmo nas categorias instituições/entidades e temas, diferenciando-se na categoria pessoas/políticos. Os resultados apontam para formas distintas de produção e distribuição do conteúdo e no tocante às relações entre informação e opinião.

Palavras-chave: Sociedade em rede. Comunicação digital. Redes sociais.

Biografia do Autor

Reinaldo Carneiro, UEPG

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), sob a orientação do professor doutor Evanir Pavloski. Jornalista com graduação em Letras pela UEPG, pesquisa sobre comunicação social, linguagem e discursos. E-mail: reinaldo.rc@hotmail.com. E-mail: reinaldo.rc@hotmail.com

Referências

BASTING NEWS. Disponível em: <http://br.blastingnews.com/politica/>. Acesso em 17 out. 2017.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. In: Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006a, pp. 261-306 [1952-1953].

BUZZFEDD. Disponível em <https://www.buzzfeed.com>. Acesso em 20 nov. 2017.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

ECO, U. Tratado geral de semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2009.

G1. Disponível em <http://g1.globo.com/politica/>. Acesso em 17 out. 2017.

ISER, W. O Jogo do texto. In: LIMA, Luiz Costa. A Literatura e o leitor: textos de estéticas da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 105 – 118.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.

______. A inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

OLIVEIRA, J. P.; CASTRILLON-MENDES, O. M. O leitor e a estética da recepção: uma proposta de análise de circuito fechado, de Ricardo Ramos. Nonada, Porto Alegre, n.25, 2° semestre 2015.

SALGADO, G. Fabulação e fantasia. Juiz de Fora. Editora da UFJF, 2005.

SIMÕES, I. A. G. A sociedade em rede e a cibercultura: dialogando com o pensamento de Manuel Castells e de Pierre Lévy na era das novas tecnologias de comunicação. Revista Eletrônica Temática. Ano V, n. 05 – Maio/2009.

TIBURI, M. Ridículo político: uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto. 1ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2017.

TORRES, C. C. A “facebookização” do jornalismo. Observatório da Imprensa, 2016. Disponível em <http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/a-facebookizacao-do-jornalismo/>. Acesso em 21 out. 2017.

Downloads

Publicado

2018-01-10

Como Citar

Carneiro, R. (2018). O Leitor como Agente Comunicacional no Processo de Produção e Divulgação de Informações em Rede Social. Porto Das Letras, 3(1), 48–59. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4645

Edição

Seção

ESTUDOS LINGUÍSTICOS