O Leitor como Agente Comunicacional no Processo de Produção e Divulgação de Informações em Rede Social
Abstract
O objetivo deste estudo é refletir sobre as ações do leitor numa era em que a interação gerada decorrente de informações divulgadas em redes sociais alimentem esse universo onde, o leitor é obrigado a fazer múltiplas leituras e ainda checar a fonte da informação quando o canal ou espaço (site, portal) não é conhecido de grande parte desses leitores. Como consequência deste quadro de excesso de informação e da capacidade de ser um reprodutor e retransmissor de informações e discursos, o leitor passa a ser um agente comunicacional (SALGADO, 2005). A identidade do leitor, portanto, é formada a partir de sua participação direta no processo de divulgação de informações, visto que hoje ele também pode, através de blog, site ou portal, criar seu próprio espaço informativo ou para subjetivações e ainda enviar um artigo para portal que trabalha de forma descentralizada em relação à produção de conteúdo. Foram pesquisados dois portais na Editoria de política: o G1 e o Blasting News Brasil com a finalidade de verificar a forma, o conteúdo, as chamadas, os enunciados até sua repercussão em rede social para verificar as posições do leitor nos referidos processos. O conteúdo veiculado pelos dois portais é o mesmo nas categorias instituições/entidades e temas, diferenciando-se na categoria pessoas/políticos. Os resultados apontam para formas distintas de produção e distribuição do conteúdo e no tocante às relações entre informação e opinião.
Palavras-chave: Sociedade em rede. Comunicação digital. Redes sociais.
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