Construindo Pontes para o Aprendizado:

Explorando a Comunicação Não-Violenta e o RPG em um Estágio Supervisionado de Língua Inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.sl.2505

Resumo

Este artigo descreve a condução de uma oficina de RPG intitulada “The enigma of Boiúna: A journey of empathy”, realizada como parte do estágio final do curso de licenciatura em Língua Inglesa. O objetivo principal dessa iniciativa foi promover habilidades de comunicação não violenta entre os alunos, enquanto oferecia oportunidades de aprendizado da língua inglesa. A oficina, realizada como prática de estágio, envolveu uma narrativa imersiva, resolução de problemas e exploração dos temas de empatia, conservação ambiental e conexão interpessoal. Este artigo apresenta uma visão geral dessa experiência, detalhando a jogabilidade e os elementos narrativos, além de enfocar a integração das técnicas de comunicação não violenta e a descrição das atividades desenvolvidas com os estudantes. Também é destacada a importância da expressão artística e da tomada de decisão colaborativa no contexto do RPG, enriquecendo a experiência dos participantes. Alinhado à perspectiva indisciplinar das pesquisas em Linguística Aplicada (LA), este estudo adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando o estudo de caso como estratégia de investigação.

Biografia do Autor

Fábio Nascimento Sandes, UFT

Doutor em Linguística e Literatura (PPGLLit - UFNT). Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL - UESB) e professor adjunto I do Curso de Letras: Língua Inglesa e Literaturas e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLETRAS) da Universidade Federal do Tocantins, campus universitário de Porto Nacional – TO.

Thatiellen Almeida Ribeiro, UNB

Possui graduação em Letras - Língua Inglesa e suas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), atualmente é mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UNB), a profissional exerceu a função de professora no projeto de extensão do Centro de Estudos Continuados em Letras, Linguística e Artes (CECLLA), em colaboração com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e a Coordenação de Internacionalização (Relinter). Paralelamente, atuou como tutora no projeto de curso de idiomas - Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Inglês e Espanhol, aplicados a serviços turísticos, na modalidade de ensino a distância, resultado de uma parceria entre o IFTO e o Ministério do Turismo. Além disso, desempenhou o papel de professora autônoma de Língua Inglesa, contribuindo para um ambiente de aprendizado dinâmico e enriquecedor. Sua experiência na área de Linguística concentra-se em Línguas Estrangeiras Modernas

Referências

LEFFA, V. Fatores da Compreensão Na Leitura. Cadernos do IL, Porto Alegre, v.15, n.15, p.143-159, 1996.

VIN, R. K. Case study research: design and methods. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1989, p. 23

MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education. São Francisco, CA: Jossey-Bass, 1998.

ALLWRIGHT, D. Teacher training and teacher development: integration and diversity. Ankara, Turkey: BilkentUniversity. 1996. Disponível em Acesso em 26 de Junho de 2023.

MOITA-LOPES, L. P. (Org). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

Allwright, D. (2005). Developing principles for practitioner research: The case of exploratory practice. The Modern Language Journal, 89(3), 353-366.

REINDERS, Hayo. Digital Games and Second Language Learning. In: Digital Games in Language Learning and Teaching. Cham: Springer, 2017. p. 329-343.

SANDES, Fábio Nascimento. Comunicação não-violenta em língua inglesa a partir dos jogos de RPG. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, TO, 2023.

ROSENBERG, Marshall B. Vivendo a Comunicação Não Violenta: como estabelecer conexões sinceras e resolver conflitos de forma pacífica e eficaz. São Paulo: Editora Sextante, 2018.

ROSENBERG, Marshall B. Comunicação Não-Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais / Marshall B. Rosenberg; [tradução Mário Vilela]. - São Paulo: Ágora, 2006.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Secretaria de Educação Média e Tecnológica: Brasília, DF, 1998.

JACKSON, S. GURPS Módulo básico. 2. ed. São Paulo: Devir, 1994.

SOUZA, Ângela Gonçalves de; CUNHA, Maria Carmen Khnychala. Reflexões sobre a tecnologia educativa. Revista Horizontes de Lingüística Aplicada, v. 8, n. 1, p. 82-99, 2009. Disponível em: https://docplayer.com.br/23781473- Reflexoes-sobre-a-tecnologia-educativa-conceitos-e-possibilidades.html. Acesso em:29 de junho de 2023.

Downloads

Publicado

2026-02-20

Como Citar

Sandes, F. N., & Ribeiro, T. A. (2026). Construindo Pontes para o Aprendizado:: Explorando a Comunicação Não-Violenta e o RPG em um Estágio Supervisionado de Língua Inglesa. Porto Das Letras, 11(2), 1–25. https://doi.org/10.20873.sl.2505