MEMÓRIAS EM FOCO POR UM RESGATE PÓS-MODERNO EM MEMORY MAMBO E LA LOCA DE LA CASA:
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-32985stmResumo
Este artigo tem por fim analisar os romances Memory Mambo (1996) e La loca de la casa (2003), de Achy Obejas e Rosa Montero, respectivamente, explorando narrativas não lineares e fragmentadas que desafiam noções hegemônicas de verdade. As autoras, por meio de técnicas pós-modernas, examinam deslocamentos espaço-temporais e a influência de diferentes localidades, línguas e culturas. As narrativas destacam questões de gênero, raça e classe, entre outras, resgatando memórias silenciadas para desconstruir conceitos monolíticos sobre a memória. Juani e Rosa, as protagonistas, criticam a linearidade do passado, promovendo uma reflexão crítica para subverter representações dominantes. A descentralização do sujeito revela a complexidade das identidades pós-modernas. A (des)continuidade na narrativa, com inclusão de memórias diversas, destaca a importância de ouvir histórias marginalizadas, desafiando versões exclusivas e excludentes do passado. O retorno ao passado não é nostálgico, mas busca uma compreensão plural da memória, enfatizando a necessidade de representatividade na construção da narrativa histórica.
Referências
ARISTOTLE. De Memoria et Reminiscentia. In: ROSSINGTON, Michael; WHITEHEAD, Anne (Eds.). Theories of Memory: A Reader. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2007. p. 28-38.
CICERO. From On the Ideal Orator (De Oratore). In: ROSSINGTON, Michael; WHITEHEAD, Anne (Eds.). Theories of Memory: A Reader. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2007. p. 39-42.
COUTINHO, Eduardo F. Revisitando o pós-moderno. In: GUINSBURG, Jacob; BARBOSA, Ana Mae (Org.). O Pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 159-72.
ESCRIBANO, Pedro. El cuento es como asomarse a una ventana y la novela como caminar por el paisaje, Espéculo: Revista de estudios literarios, Madrid, n. 14, marzo de 2000.
FOXHALL, Lin. Pandora Unbound: A Feminist Critique of Foucault’s History of Sexuality. In: LARMOUR, David H. J.; MILLER, Paul Allen; PLATTER, Charles (Eds.). Rethinking Sexuality: Foucault and Classical Antiquity. New Jersey: Princeton University Press, 1998. p. 122-37.
HALBWACHS, Maurice. The Collective Memory. New York: Harper & Row, 1980. p. 186.
HALL, Stuart. The Question of Cultural Identity. In: ______; HELD, David; HUBERT, Don; THOMPSON, Kenneth (Eds.). Modernity: An Introduction to Modern Societies. Oxford: Blackwell, 1996. p. 595-634.
HAWKES, Terence. General Editor’s Preface. In: HUTCHEON, Linda. The Politics of Postmodernism. New York: Routledge, 1995. p. vii-viii.
HUA, Anh. Diaspora and Cultural Memory. In: AGNEW, Vijay (Ed.). Diaspora, Memory, and Identity. Toronto: University of Toronto Press, 2008. p. 191-208.
HUTCHEON, Linda. The Politics of Postmodernism. New York: Routledge, 1995. p. 195.
MARTÍNEZ, Ezequiel. Entrevista con la escritora española Rosa Montero: “Todo lo que cuento de mí es pura mentira”. Clarín, Buenos Aires, ano VII, n. 2715, 7 de septiembre, 2003.
MCHALE, Brian. Worlds of Discourse. In: ______. Postmodernist Fiction. London: Routledge, 1987. p. 162-75.
MONTERO, Rosa. Entrevista concedida ao programa Roda Viva. São Paulo, 10 de abril de 2006a.
______. La loca de la casa. Madrid: Punto de Lectura, 2006b. p. 251.
NORA, Pierre. From Between Memory and History: Les Lieux de Mémoire. In: ROSSINGTON, Michael; WHITEHEAD, Anne (Eds.). Theories of Memory: A Reader. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2007. p. 144-49.
OBEJAS, Achy. Memory Mambo. San Francisco: Cleis Press, 1996. p. 249.
SMITH, Philip; RILEY, Alexander. Postmodern and Poststructural Critical Theory. In: ______; ______. Cultural Theory: An Introduction. Malden: Blackwell Publishing, 2009. p. 228-40.
SUGIMAN, Pamela. Memories of Internment: Narrating Japanese-Canadian Women’s Life Stories. In: AGNEW, Vijay (Ed.). Diaspora, Memory, and Identity. Toronto: University of Toronto Press, 2008. p. 48-80.
TERDIMAN, Richard. Present Past: Modernity and the Memory Crisis. London: Cornell University Press, 1993. p. 389.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-05-19 (2)
- 2024-05-19 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).