A representação da família nos livros didáticos de língua inglesa do programa PNLD 2014 – identidade, diferença e educação intercultural.

Autores

  • Ludmila Corrêa da Silva Honorio e Santos UFT/Seduc-TO

Palavras-chave:

Identidade e diferença, Educação intercultural, Ensino crítico de línguas, Novas Configurações Familiares

Resumo

Este estudo analisa as representações das identidades no contexto da família nos livros didáticos distribuídos pelo programa PNLD – Programa Nacional do Livro Didático, Língua Estrangeira Moderna/2014, a partir da perspectiva dos Estudos Culturais sobre identidade e diferença discutido em Silva (2000), o conceito de educação intercultural em Candau (2012), assim como a noção de ensino crítico de línguas, apoiada na visão da educação libertadora e para a transgressão de Paulo Freire e bell hooks. Inicialmente é feita uma apresentação dos conceitos de identidade e diferença, assim como de educação intercultural e ensino crítico de línguas, e, posteriormente, é apresentada a prática da análise sob a perspectiva das teorias discutidas.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Santos, L. C. da S. H. e. (2016). A representação da família nos livros didáticos de língua inglesa do programa PNLD 2014 – identidade, diferença e educação intercultural. Porto Das Letras, 1(2), p. 46 – 65. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/1827