A representação da família nos livros didáticos de língua inglesa do programa PNLD 2014 – identidade, diferença e educação intercultural.
Palavras-chave:
Identidade e diferença, Educação intercultural, Ensino crítico de línguas, Novas Configurações FamiliaresResumo
Este estudo analisa as representações das identidades no contexto da família nos livros didáticos distribuídos pelo programa PNLD – Programa Nacional do Livro Didático, Língua Estrangeira Moderna/2014, a partir da perspectiva dos Estudos Culturais sobre identidade e diferença discutido em Silva (2000), o conceito de educação intercultural em Candau (2012), assim como a noção de ensino crítico de línguas, apoiada na visão da educação libertadora e para a transgressão de Paulo Freire e bell hooks. Inicialmente é feita uma apresentação dos conceitos de identidade e diferença, assim como de educação intercultural e ensino crítico de línguas, e, posteriormente, é apresentada a prática da análise sob a perspectiva das teorias discutidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).