STICKERS UTILIZADOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO REMOTO: PROCESSOS DE PRODUÇÃO E EFEITOS DE SENTIDO

Autores

  • Janete Silva dos Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT https://orcid.org/0000-0003-2823-6114
  • Maria Deusa Apinagé Secretaria Estadual de Educação : Araguaína, Tocantins, BR https://orcid.org/0000-0002-5119-1383
  • Vanda Maria de Sousa Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa-IPL-PT

Resumo

Com base nos conceitos teóricos relacionados à teoria da Análise de Discurso de linha francesa, de orientação pecheuxtiana, neste artigo refletimos sobre os processos de produção dos sentidos de stickers utilizados, por docentes da educação básica, como recurso pedagógico no ensino remoto, durante o período pandêmico, com o objetivo de compreender o funcionamento discursivo dessa materialidade significante. Nossa pesquisa, mesmo abordando discursividades globalizadas, está inserida no contexto amazônico. À vista disso, apresentamos as contribuições da Análise de Discurso para a leitura de nosso trabalho que é constituído de um corpus de 3 figurinhas que circularam via whatsapp no âmbito pedagógico. Apesar de já haver o uso de figurinhas nas relações estabelecidas por smartphones e computadores entre usuários de plataformas digitais, o uso como recurso pedagógico, via whatsapp na educação básica, estabeleceu-se, para muitos docentes da educação básica pública, especificamente nas aulas remotas durante o isolamento decorrente da pandemia do Covid-19. Desse modo, partimos de uma análise dos processos de constituição, de formulação e de circulação dos stickers, à luz dos seguintes dispositivos analíticos: condições de produção, posição-sujeito, formação discursiva e interdiscurso.

Biografia do Autor

Janete Silva dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT

Doutora em Linguística Aplicada (Unicamp). Docente do curso de Letras e do PPGLLIT-UFNT.

Maria Deusa Apinagé, Secretaria Estadual de Educação : Araguaína, Tocantins, BR

Meste em Letras (PPGL-UFT). Doutoranda em Linguística e Literatura, pela Universidade Federal do Tocantins - PPGLLIT/UFNT. Professora da Educação Básica, pela Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins.

Vanda Maria de Sousa, Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa-IPL-PT

Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa ESCS-IPL.

Referências

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Silva dos Santos, J., Brito de Sousa Apinagé, M. D., & de Sousa, V. M. (2023). STICKERS UTILIZADOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO REMOTO: PROCESSOS DE PRODUÇÃO E EFEITOS DE SENTIDO. Porto Das Letras, 9(Especial), 201–213. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17057

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira

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