O nome de lugares na Língua de Sinais Brasileira e a análise de duas localidades do Arquipélago do Marajó

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.24.libras.9

Resumo

neste estudo objetiva-se identificar e analisar dois tipos de sinais topônimos referentes a lugares do arquipélago marajoara: Breves e Soure; classifica-se os sinais de acordo com as características definidas nos estudos da toponímia da LSB. O presente trabalho pauta-se nos estudos de Souza Júnior (2012), que trata da Nomeação de Lugares na Língua de Sinais Brasileira a partir de uma perspectiva da Toponímia por Sinais. Os procedimentos metodológicos do trabalho pautam-se nos critérios desenvolvidos por Dick (1990); sendo que, o levantamento do corpus se deu por meio da análise de dois topônimos de cidades do Arquipélago do Marajó. Cada sinal recebeu um fichamento lexicográfico-toponímico e quem fez a certificação dos dados foi alguns integrantes das Comunidades Surdas do Marajó, bem como um professor surdo que é falante da LSB. Esta pesquisa trouxe-nos os seguintes resultados: o processo de criação de um sinal não é feito de qualquer forma; há importantes singularidades que precisam ser estudadas e aprofundadas. Conclui-se que: há relevantes estudos na área da toponímia que precisam ser estudados; a forma da criação de um sinal tem muitas particularidades e essas precisam ser pesquisadas e catalogadas, uma vez que trazem raízes históricas e culturais de uma determinada sociedade, no caso desse estudo, o Marajó.

Biografia do Autor

Mirlene Marques Chaves, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Libras pela Universidade Federal do Pará (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Libras. Cursando especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual (UFPA), Especialista em educação inclusiva e LIBRAS (Faculdade Única). Atuou como professora substituta do Magistério Superior- do instituto de Letras e comunicação,da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de educação inclusiva, educação de surdos e escreve sobre os seguintes temas: Linguística da Libras, surdez, educação inclusiva. 

Huber Kline Guedes Lobato, Universidade do Estado do Pará

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Professor do Magistério Superior (Assistente - II) do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de Língua Brasileira de Sinais - Sexto PROLIBRAS. Tradutor / Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - PROLIBRAS 2010. Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Educação Montenegro - FAEM/2010. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia - UFPA/2006. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos (GEPESUR) e membro do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). Tem experiência na área de Ensino-Aprendizagem em Educação Especial, Educação Inclusiva, principalmente em Educação de Surdos. 

Lucival Fábio Rodrigues da Silva, Universidade de Brasília

Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas. É professor MESTRE do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará, com a função de professor de Libras; Professor do Magistério Superior (Assistente - I) do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará. Possui Pós-graduação em especialização em Libras, Sistema Braille e o Aprofundamento em Educação Inclusiva pela Faculdades Integradas de Ariquemes (2011). Possui graduação em Licenciatura em Letras Libras-Universidade Federal Santa Catarina (2012), Licenciatura em Pedagogia (2011) e Biologia (2009) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú pela-UVA. Possui certificação de proficiência de LIBRAS (2006- Médio, 2011-Superior- PROLIBRAS-MEC-UFSC). É membro do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE SURDOS - GEPESUR e do RUAKÉ (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão) em que atua como pesquisador das seguintes temáticas: Ensino-Aprendizagem de Libras e Formação de Professores de Libras e Língua Portuguesa para Surdos, inclusão de surdos. Discute, pesquisa e escreve sobre: Ensino de Libras, Ciências e Educação de Surdos, Educação Bilíngue de Surdos.

Referências

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Chaves, M. M., Lobato, H. K. G., & Silva, L. F. R. da. (2024). O nome de lugares na Língua de Sinais Brasileira e a análise de duas localidades do Arquipélago do Marajó. Porto Das Letras, 10(Especial), 1–19. https://doi.org/10.20873.24.libras.9