Topônimos Acreanos em Libras: Variação, Motivação e Tipologia Morfológica

Autores

  • Laudicéia Lopes dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Lico Marcelino Bezerra Universidade Federal do Paraná
  • Daiane Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • André Nogueira Xavier Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20873/sb-fx-6

Resumo

O estado do Acre é formado por 22 municípios. O nome de cada município em libras, designado nos estudos linguísticos como topônimos, foi pioneiramente documentado e descrito por Sousa e Quadros (2019a, 2019b, 2019c). Neste artigo, objetivamos contribuir com esse trabalho reportando os resultados de três estudos. O primeiro deles foca na variação fonológica, morfológica e lexical observada nos topônimos acreanos em libras. O segundo replica o estudo de Sousa e Quadros (2019a) e investiga a iconicidade, ou seja, a motivação desses sinais, por meio de entrevista com uma sinalizante surda nascida e residente na capital acreana. Por fim, o terceiro estudo investiga os aspectos morfológicos dos topônimos acreanos. Como resultado, através do primeiro estudo, observamos uma considerável variação fonológica e lexical entre os topônimos analisados. Através do segundo, conseguimos levantar possíveis motivações para 81% desses sinais. Por fim, por meio do terceiro estudo, observamos que predominam as formações híbridas, ou seja, sinais constituídos pela combinação de elementos da Libras e de elementos que remetem ao português.

Biografia do Autor

Laudicéia Lopes dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Letras Libras pela Universidade Federal do Paraná. Email: laudilopess@gmail.com

Lico Marcelino Bezerra, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Letras Libras pela Universidade Federal do Paraná. Email: lico.acre@gmail.com

Daiane Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em linguística na Universidade Federal do Paraná. Professora do curso de licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal da Universidade Federal do Paraná. Email: daiatmaufpr@gmail.com

André Nogueira Xavier, Universidade Federal do Paraná

Doutor em linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do curso de licenciatura em letras libras da Universidade Federal do Paraná. Email: andrexavier@ufpr.br

Referências

BEZERRA, L. M, Análise de variação fonológica, morfológica e lexical em topônimos da libras referentes a cidades acreanas. 2021. TCC. Graduação. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=wXcFcDx65K4. Acesso em 24 Maio. 2022.

SANTOS, L. L. dos. Comparação de aspectos morfológicos de topônimos da libras que nomeiam cidades acreanas e amapaenses. 2021. TCC. Graduação. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=o854503JCHg. Acesso em 24 Maio. 2022.

SOUSA, A. M.; QUADROS, R. M. Toponímia em Libras: aspectos formais e motivacionais dos sinais toponímicos dos municípios acreanos. In: CAVALHEIRO, J.; LUDWIG, C. R.; LANES, E. J. (orgs.) Lingu(agem), ensino e formação docente. Manaus (AM): Editora UEA, 2019a, pp. 61-75.

SOUSA, A. M.; QUADROS, R. M. O Web Software Toponímia em Libras: pesquisa e ensino. In: SOUSA, A. M.; GARCIA, R.; SANTOS, T. C. Perspectivas para o ensino de línguas 3. São Carlos (SP): Pedro e João Editores, 2019b.

SOUSA, A. M.; QUADROS, R. M. Toponímia em Libras: Tecnologia e ensino. III Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais - SITED 2019c, - UFSC - Araranguá, SC, Brasil – 4 a 6 de junho de 2019.

SOUZA-JÚNIOR, J. E. G. de. Nomeação de lugares na língua de sinais brasileira. Uma perspectiva de toponímia por sinais. 2012. 346 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – UnB. Brasília, 2012.

QUIXABA, M. N. O. Diretrizes para o projeto de recursos educacionais digitais voltados à educação bilíngue de surdos. 2017. Tese (Doutorado em Informática na Educação, PPGIE, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017.

XAVIER, A. N.; FERREIRA, D. Análise morfológica de topônimos da libras com base em sinais que nomeiam bairros de Curitiba. Revista de Letras, v. 1, p. 119-144, 2021a. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/80573

Downloads

Publicado

2022-08-09

Como Citar

Santos, L. L. dos ., Bezerra, L. M. ., Ferreira, D. ., & Xavier, A. N. . (2022). Topônimos Acreanos em Libras: Variação, Motivação e Tipologia Morfológica. Porto Das Letras, 8(2), a22006. https://doi.org/10.20873/sb-fx-6

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)