TOPÔNIMOS EM LIBRAS: UM ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DOS SINAIS EM QUATRO MUNICÍPIOS DA REGIÃO DOS CARAJÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873//895

Resumo

O presente estudo surgiu de inquietações a respeito da motivação dos sinais de quatro municípios do estado do Pará, especificamente da região dos Carajás, localizado no sudeste deste estado, composto por doze municípios. Contudo, para esta pesquisa dos topônimos em Libras, escolhemos apenas quatro municípios por serem os mais conhecidos na região, bem como os mais utilizados pelas comunidades surdas: Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Marabá e Parauapebas. Para tal análise utilizamos os topônimos apresentados na obra denominada de “Cidades do Pará em Libras” elaborada por Santiago-Vieira et al (2018). Dessa forma, surge a seguinte questão: Quais as motivações para a criação dos topônimos em Libras de quatro municípios da região dos Carajás?  Assim, objetivamos analisar as motivações da criação dos topônimos em Libras de quatro municípios da região dos Carajás. Como procedimentos metodológicos, seguindo o modelo taxonômico de Dick (1990) e Souza-júnior (2012), primeiramente analisamos e apresentamos as motivações dos topônimos em Língua portuguesa para posteriormente analisarmos as motivações e os tipos toponímicos em Língua Brasileira de Sinais, realizando também descrição fonológica dos sinais a partir dos cinco parâmetros. Nesse sentido, foi possível identificarmos os topônimos dos tipos historiotopônimo, hidrotopônimo e litotopônimo além de percebermos que dos quatro topônimos analisados três utilizam a taxonomia grafotoponima, sendo identificado mais de uma motivação para a criação de alguns sinais. Notamos ainda que a criação dos topônimos em Libras dos quatro municípios analisados, não possuem relação com as motivações dos topônimos em Língua portuguesa.

Palavras-chave: Toponímia; Libras; Região dos Carajás.

Biografia do Autor

Floriete Assunção Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS-UFT

Mestranda em Estudos Linguísticos da Libras (2020), no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL-UFT. Graduada em Letras Libras e Língua Portuguesa como (L2) para Surdos (2016), pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Especialista em LIBRAS pela Universidade Cândido Mendes- UCAM (2016). Pós-Graduada- lato sensu em TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: intervenções multidisciplinares em contextos intersetoriais pela Universidade Estadual Do Pará-UEPA. Professora efetiva da educação geral no município de Tucuruí-PA

Referências

Referências
ANDRADE, Karylleila Santos. Atlas toponímico de origem indígena do Estado do Tocantins – Projeto Atito. 2006. 207 f. Tese (Doutorado em Linguística). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP, Departamento de Pós-Linguística Graduação em Semiótica e linguística Geral. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-24032008-132238/publico/TESE_KARYLLEILA_SANTOS_ANDRADE.pdf. Acesso em: 4 jan 2022.
DICK, M. V. de P. Toponímia e Antroponímia no Brasil. Coletânea de Estudos. São
Paulo, FFLCH/USP, 1990.
DICK, MVPA. Motivação toponímica e a realidade brasileira. [S.l: s.n.], 1990.
FERREIRA-BRITO, L.; LANGEVIN, R. Sistema Ferreira Brito-Langevin de Transcrição de Sinais. In.: Ferreira-Brito, L. Por uma gramática de Língua de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.

RESENDE, A. M. Paradigmas do ato tradutório. In: CARVALHAL, T. F.; REBELLO, L. S. e FERREIRA, E. F. C. (Orgs.) Transcriações: teoria e práticas. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2004.

SANTIAGO-VIEIRA, Silvio. SANTOS, Jacqueline Machado dos. PEREIRA, Andreson Charles Oliveira. SILVA, José Ribamar Sousa da.(Orgs.) Cidades do Pará em Libras.- 1 Ed. - Belém, PA: IEPA, 2018.

SANTOS, Luiz Eduardo Neves dos. Toponímia, poder e identidade: uma abordagem acerca dos logradouros centrais em São Luís, Maranhão. Geo UERJ, [S.l.], n. 28, p. 171-195, nov. 2016. ISSN 1981-9021. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/18873>. Acesso em: 04 jan. 2022. doi:https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.18873.

SOUSA, A. M.;QUADROS, R. M. Toponímia em Libras: tecnologia e ensino. 2019. Disponível em: ttps://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/131. Acesso em: 03 de dezembro de 2021.
SOUZA JUNIOR, José Ednilson Gomes de. Nomeação de lugares na língua de sinais brasileira: uma perspectiva de toponímia por sinais. Dissertação (Mestrado em Linguística) Departamento de Linguística, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

SOUZA, Kássia Mariano de; NOVODVORSKI, Ariel. Toponímia em libras: Análise da origem motivacional em sinais toponímicos do Estado de Goiás. Revista do Sell, v. 9, n. 1, p. 36-54, 2020. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/issue/view/240/showToc >. Acesso Em: 04 jan. de 2022.

Downloads

Publicado

2022-05-23

Como Citar

Ribeiro, F. A., dos Passos Leal, M. M., & Freitas de Miranda, J. . (2022). TOPÔNIMOS EM LIBRAS: UM ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DOS SINAIS EM QUATRO MUNICÍPIOS DA REGIÃO DOS CARAJÁS. Porto Das Letras, 8(2), a22003. https://doi.org/10.20873//895

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)