Pressupostos Filosófico-Pedagógicos acerca da Elaboração de uma Formação de Professores para o Ensino Bilíngue
Resumo
Este estudo aborda a formação de professores de inglês ofertada pelo câmpus de São Lourenço do Oeste (SLO) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para ser responsivo à necessidade de formação de professores de inglês para atuarem no Projeto Bilíngue da rede de escolas municipais. Destarte, os objetivos deste artigo são i) expor o raciocínio filosófico-pedagógico assumido para a formação de professores que embasou a implementação da formação de professores de inglês no IFSC-SLO; ii) desvelar as concepções de bilinguismo e língua(gem) materializadas nas Leis que embasam o Projeto Bilíngue; e iii) refletir como a formação continuada em questão respondeu às necessidades de formação de professores para o Projeto Bilíngue da cidade supracitada durante sua oferta no modelo de ensino remoto emergencial. Neste artigo, embasados na Pedagogia Histórico-Crítica, procuramos, de alguma forma, superar algumas dicotomias na formação docente com vistas à promoção do desenvolvimento onilateral dos trabalhadores da educação.
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