Sentidos indigestos: sujeito clivado e discurso (re)fundador em Funk melódico, de Caetano Veloso

Autores

  • Noemi Marques de Carvalho UEMS - Dourados
  • Clemilton Pereira dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS/ DOURADOS
  • Anailton de Souza Gama UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS/ JARDIM

Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar uma leitura discursiva da letra da canção Funk Melódico, de Caetano Veloso, lançada em 2012 em seu álbum Abraçaço, que desvele, no fio do discurso cancional, o processo de subjetivação empreendido pelo sujeito e suas tomadas de posição. A partir da prática simbólica da Análise de Discurso de linha francesa (ADF) de Michel Pêcheux, (pros)seguida por EniOrlandi, mostrar-se-á como o sujeito de Funk Melódico relaciona-se, pela memória, com os discursos fundadores da masculinidade (machistas) e da identidade brasileiras, cantados na canção popular brasileira, em composições de samba e bossa nova, e na literatura e, ao posicionar-se, no processo discursivo, inaugura efeito de discurso (re)fundador.

Referências

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática brasileira. 37 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CANDIDO, Antonio. A educação pela noite & Outros Ensaios. São Paulo: Editora Ática, 1989.

DIAS, Gonçalves. Antologia Poética. 5. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1969.

ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2. ed. Campinas: Pontes,1987.

______ (org.). Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. 2. ed. Campinas: Pontes, 2001.

______. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas: Pontes, 2007.

______. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 13. ed.
Campinas: Pontes, 2020.

PÊCHEUX, Michel. Papel da Memória. In: ACHARD, Pierre et al. Papel da Memória. Tradução José Horta Nunes. 5. ed. Campinas: Pontes, 1999. p. 49-71.

______. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução Eni Puccinelli Orlandi. 5. ed. Campinas: Pontes, 2008.

______. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Pucinelli Orlandi. 4. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2009.

SIQUEIRA, Magno Bissoli. Samba e identidade nacional: das origens à era Vargas. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.

TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.

VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

WISNIK, José Miguel. Entre o erudito e o popular. Revista de História, N.157, p.55-72, dez. 2007. São Paulo: 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org./comocitar.oa?id=285022050004.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Marques de Carvalho, N., Pereira dos Santos, C., & de Souza Gama, A. (2022). Sentidos indigestos: sujeito clivado e discurso (re)fundador em Funk melódico, de Caetano Veloso. Porto Das Letras, 8(4), 72–91. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/12435