CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE LIBRAS - PORTUGUÊS EM GOIÁS: CONTEXTO HISTÓRICO, DESAFIOS E CARACTERÍSTICAS

Autores

  • Alessandra Ribeiro Astrol de Araujo IFG
  • Juliana Guimarães Faria UFG

Resumo

O tema é a formação de professores para educação de surdos nas séries iniciais da educação básica e educação infantil. Especificamente, foca o curso de Pedagogia Bilíngue: Libras/Português ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (IFG) de Aparecida de Goiânia. O objetivo é apresentar as características do curso, analisar a sua importância no Estado e registrar quais as potencialidades e dificuldades no seu desenvolvimento. A metodologia possui abordagem qualitativa do tipo exploratória, com realização de entrevistas com duas gestoras e análise de documentos. Conclui-se que a concepção do curso pressupõe que o egresso deve saber ensinar uma criança com métodos e técnicas específicas. Ainda, que o curso resulta do desejo da comunidade educacional do IFG, porém enfrentam desafios na sua implantação, como a necessidade de tradutores e intérpretes, especificidades próprias de surdos dentro da instituição e falta clareza dos ingressantes quanto ao seu propósito.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Araujo, A. R. A. de ., & Faria, J. G. . (2021). CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE LIBRAS - PORTUGUÊS EM GOIÁS: CONTEXTO HISTÓRICO, DESAFIOS E CARACTERÍSTICAS. Porto Das Letras, 6(6), 353–368. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/12113