QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS EM RODAS DE LEITURA E NAS CLASSES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Luciana Ribeiro da Cruz Secretaria Municipal de Educaçao
  • Nádya Reis de Oliveira Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre aspectos da cultura afro-brasileira e africana, a serem incluídas nas rodas de leitura dos CEIs/Creches municipais de Araguaína, estado do Tocantins. Nessas rodas ocorrem vivências, experiências e interações educativas sobre as histórias lidas, projetadas e contadas pelas professoras às crianças de até cinco anos de idade, envolvendo diferentes assuntos. Entre os temas apresentados para as discussões aparecem histórias africanas e dos afro-brasileiros, que despertam o interesse das crianças. Os assuntos que permeiam as Rodas de Leitura falam de cores, de paisagens, de sabores, de usos e costumes. Contudo, a inserção de questões étnicos-raciais ainda é considerada uma situação emergencial, a efetividade e aplicabilidade da Lei n° 10.639/03 desde a tenra infância e com o uso de metodologias adequadas para esta faixa etária sustenta uma educação de superação ao preconceito racial e as desigualdades geradas por este, intensifica a construção de identidades levando as crianças a se perceberem no mundo e a perceberem o outro, além disso, a inclusão de histórias com personagens negras para crianças possibilita tratar do assunto igualdade racial, com mais naturalidade. 

Biografia do Autor

Nádya Reis de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação (UFT), mestre em Ciências da Educação (ISEL), licenciada em Pedagogia (UNITPAC), Diretora de Educação Infantil DEI/SEMED de Araguaína Tocantins. E-mail: nadyapedagoga@hotmail.com

Referências

ABROMOVICH, F. Quem educa quem? (1985 p. 20) apud Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial. São Paulo: CEERT, 2012.

AQUINO, Lianja Soares. O ensino das literaturas africanas e afro-brasileira na matriz curricular do Curso de Letras. Campus Araguaína Dissertação de Mestrado. Araguaína: UFT, 2016.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013, 542p.

________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.

________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. CNE. Resolução CNE/CEB 5/2009 DOU.Brasília,18 de dezembro de 2009. Seção I, p.18, 2009.

________. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. D.O.U. de 10 de janeiro de 2003.

________. Lei 9394/1996 - Lei de diretrizes e Bases da Educação. Brasília: Senado Federal, 1997.
________. Lei de diretrizes e Bases da Educação n.º 12.796, de 04 de abril de 2013.

________. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, v. 2, 1998.

________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018.

________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

________. Plano Nacional de Implementação da Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana (MEC, SECAD, Brasília, setembro, 2009.

________. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental, 1988.

CEERT. Direitos da Criança e do Adolescente na Promoção da Igualdade Racial. Disponível em: https://ceert.org.br/crianca-adolescente. Acesso 11 em janeiro de 2021.

CEERT. Educação infantil e práticas promotoras desigualdade racial. coordenação geral Hédio Silva Jr., Maria Aparecida Silva Bento, Silvia Pereira de Carvalho. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT: Instituto Avisa lá - Formação Continuada de Educadores, 2012. Disponível em www.ceert.org.br. Acesso 11 em janeiro de 2021.

CEERT. Qual a importância do ensino da história africana nas escolas? Disponível em: https://ceert.org.br/noticias/educacao/43750/qual-a-importancia-do-ensino-da-historia africana-nas-escolas. Acesso 11 em janeiro de 2021.

FERREIRA. Thais. Lei nº 10.639: alunos continuam sem conhecer o básico sobre a história e cultura afro-brasileira. São Paulo, SP: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades. CEERT, 2012. Disponível em: https://ceert.org.br/noticias/educacao/43744/lei-10639-alunos-continuam-sem-conhecer-o-basico-sobre-historia-e-cultura-afro-brasileira. Acesso 11 em janeiro de 2021.

FORNERO, Lina. A organização dos espaços na Educação Infantil. (2008, p.19) apud Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial. São Paulo: CEERT, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antônio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. Rio de Janeiro, 2020. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/araguaina/panorama. Acesso 11 em janeiro de 2021.

JACCOUD, Luciana. O combate ao racismo e à desigualdade: desafio das políticas públicas de promoção da igualdade racial. In: THEODORO, Mário (org). As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília: IPEA, 2008.

LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas / Menga Ludke, Marli E. D. A. André. – São Paulo: EPU, 1986.

MARJOROVIC, Stanislav. Os monstros caseiros. São Paulo: Cia. Das Letrinhas, 2008.

MENEZES, Débora. Como trabalhar as relações raciais na pré-escola. Nova Escola, 1 fev. 2007. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/130/como-trabalhar-as-relacoes-raciais-na-pre-escola#.

MUNIZ, R.T. Os monstros da Exclusão. Araguaína: Oficina Pedagógica. Pedagogia/ITPAC, 2011.

PREFEITURA Municipal de Araguaína. Orientações e Sugestões de Atividades DEI/SEMED. Araguaína: SEMED, 2021.

________. Projeto Político Pedagógico: SEMED, 2020.

SPILBERG, Steven. Amistad. USA: Filme, 1997.

Downloads

Publicado

2021-06-05

Como Citar

Ribeiro da Cruz, L., & Oliveira, N. R. de . (2021). QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS EM RODAS DE LEITURA E NAS CLASSES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Porto Das Letras, 7(3), 271–289. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11552

Edição

Seção

Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, Cultura e Política