Dicionário de Libras: desafios na produção destes dicionários como instrumento para a promoção desse ensino

Autores

  • Andrea Guimarães de Carvalho Universidade Federal de Goiás
  • Renata Garcia Universidade Federal de Goiás

Resumo

Resumo: O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Lei 10. 436 de 2002 no Brasil desencadeou mudanças na área educacional, política, linguística dentre outras e, desde então, vários trabalhos têm sido realizados com foco no ensino. Neste segmento, encontra-se a produção de dicionários e glossários de Libras como instrumentos complementares no ensino-aprendizagem dessa língua. Este artigo tem como objetivo principal refletir e discutir sobre os desafios e avanços linguísticos, salientando a modalidade visual-espacial da língua, que vem sendo encontrados nessas produções no decorrer dos anos. Os principais teóricos que sustentam as discussões reflexivas são Faulstich (2010, 2011, 2012, 2016), Quadros e Karnopp (2004), Sofiato e Reily (2013) e Barros (2004). A metodologia da pesquisa ocorreu a partir da investigação e análise de três dicionários, sendo: dois dicionários impressos e um virtual, de domínio público. Teve como principais resultados a persistência da não retratação/representação exata da produção dinâmica real tridimensional dos sinais propostos em dois desses dicionários; a falta de informações linguísticas (abordando macro e microestrutura) pertinentes que caracterizam uma estrutura adequada mínima de um dicionário, mas, em contrapartida, notou-se, na pesquisa complementar, o aumento de pesquisadores surdos e ouvintes na área de lexicologia resultando numa crescente produção coerente de glossários virtuais favorecidos pelos avanços tecnológicos nos tempos atuais. Tais avanços parecem retratar uma preferência pelo público, usuário da Libras, por esses tipos de glossários, talvez pelo fácil e rápido acesso, assim como por abordarem áreas mais específicas de sinais e clareza na produção adequada dos sinais neles contidos.

Biografia do Autor

Andrea Guimarães de Carvalho, Universidade Federal de Goiás

Docente da Universidade Federal de Goiás

Renata Garcia , Universidade Federal de Goiás

Docente da Universidade Federal de Goiás

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Publicado

2021-01-21

Como Citar

Carvalho, A. G. de ., & Garcia , R. . (2021). Dicionário de Libras: desafios na produção destes dicionários como instrumento para a promoção desse ensino. Porto Das Letras, 6(6), 275–291. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11436

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