Instrução e mal radical em Eric Weil

Autores/as

  • Daniel Benevides Soares Faculdade Católica de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.20873/rpv4n1-55

Resumen

O mal radical em Eric Weil compreende a suspeita a respeito das paixões: encontra-se nelas o motivo da ação? As paixões, entretanto,  podem ser domesticadas. É nessa perspectiva que o mal radical se relaciona com a instrução. Para abordar essa relação, nosso estudo desenvolve um tratamento do mal, desafio para a filosofia, que em Weil tem como resposta o conceito de violência. Após situarmos o desafio do mal como violência, é possível entender no que Weil se difencia de Kant ao apresentar o conceito de mal radical. Apresentarmos brevemente a leitura de Weil do mal radical kantiano, para em seguida comparar as semelhanças e diferenças entre ambos. Encerramos apresentando o modo como a instrução pode educar as paixões.

Publicado

2019-05-10

Cómo citar

Benevides Soares, D. (2019). Instrução e mal radical em Eric Weil. Perspectivas, 4(1), 72–85. https://doi.org/10.20873/rpv4n1-55

Número

Sección

Artigos