Instrução e mal radical em Eric Weil
DOI:
https://doi.org/10.20873/rpv4n1-55Abstract
O mal radical em Eric Weil compreende a suspeita a respeito das paixões: encontra-se nelas o motivo da ação? As paixões, entretanto, podem ser domesticadas. É nessa perspectiva que o mal radical se relaciona com a instrução. Para abordar essa relação, nosso estudo desenvolve um tratamento do mal, desafio para a filosofia, que em Weil tem como resposta o conceito de violência. Após situarmos o desafio do mal como violência, é possível entender no que Weil se difencia de Kant ao apresentar o conceito de mal radical. Apresentarmos brevemente a leitura de Weil do mal radical kantiano, para em seguida comparar as semelhanças e diferenças entre ambos. Encerramos apresentando o modo como a instrução pode educar as paixões.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Magazine is under the Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0), according to which:
1) The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution which allows the sharing of articles published with the recognition of authorship and initial publication in this journal.
2) Authors are authorized to enter into additional contracts separately for distribution of the version of the work published in this journal, as long as there is recognition of authorship and initial publication in Perspectivas.
3) Authors are authorized and encouraged to disseminate published texts with proper references to the journal and its authors.