Imagem, neoliberalismo e a experiência dos memes de internet

Autores/as

  • Vinícius Martins Corrêa UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/rpv7n1-40

Resumen

A dinâmica do artigo se pauta em um exercício teórico e em uma atividade prática para sala de aula derivada da teoria desenvolvida. A principal questão teórica é desenvolvida com um foco na construção de um entendimento do caráter epistemológico do cinedocumentário. Dentro dessa discussão epistemológica estão presentes vários aspectos que são expostos no texto: a questão do olhar, da imagem, parresía e, por fim, da pós-verdade e as dinâmicas da Internet. Após esse movimento teórico é proposta uma atividade que trabalha junto aos alunos a questão do meme, sua funcionalidade estética de imagem e sua potencialidade enquanto discurso, relacionando a teoria com uma prática condizente e concreta da vida usual dos estudantes.

Palavras-chave: Cinedocumentário. Pós-Verdade. Teoria do Conhecimento. Meme.

Publicado

2022-07-15

Cómo citar

Martins Corrêa, V. (2022). Imagem, neoliberalismo e a experiência dos memes de internet. Perspectivas, 7(1), 283–299. https://doi.org/10.20873/rpv7n1-40