Instrução e mal radical em Eric Weil
DOI:
https://doi.org/10.20873/rpv4n1-55Resumo
O mal radical em Eric Weil compreende a suspeita a respeito das paixões: encontra-se nelas o motivo da ação? As paixões, entretanto, podem ser domesticadas. É nessa perspectiva que o mal radical se relaciona com a instrução. Para abordar essa relação, nosso estudo desenvolve um tratamento do mal, desafio para a filosofia, que em Weil tem como resposta o conceito de violência. Após situarmos o desafio do mal como violência, é possível entender no que Weil se difencia de Kant ao apresentar o conceito de mal radical. Apresentarmos brevemente a leitura de Weil do mal radical kantiano, para em seguida comparar as semelhanças e diferenças entre ambos. Encerramos apresentando o modo como a instrução pode educar as paixões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.