Caçadores de ideologias
a extrema direita brasileira em sua cruzada contra a modernidade
DOI:
https://doi.org/10.20873.rpv8n2-75Palavras-chave:
Extrema-Direita; Modernidade; Ideologia; Fundamentalismo; Regressão.Resumo
Analisamos, no texto, a posição teórico-política da extrema-direita brasileira, em especial Jair Messias Bolsonaro e Olavo de Carvalho. Apontaremos para o fato de que ambos se definem exatamente como caçadores de ideologias e, em particular, procuraremos mostrar como essa crítica da ideologia se volta, na verdade, a uma contraposição radical, fundada em uma falsificação gritante, à modernidade-modernização ocidental, gerando uma perspectiva antissistêmica, anti-institucional, antipolítica, anticientífica e anti-universalista que mina o Estado democrático de direito, o pluralismo-diversidade e os direitos humanos como um todo, submetendo essa mesma democracia a uma condição pré-política, pré-cultural e a-histórica dinamizada em termos de determinação religioso-biológica da antropologia-cultura-normatividade e levando, em última instância, por meio dessa guerra ideológica, à recusa em bloco da política, das instituições e da ciência.
Referências
BOLSONARO, Flávio. Jair Messias Bolsonaro: mito ou realidade? Rio de Janeiro: Tiziano Editorial, 2017.
CARVALHO, Olavo. O imbecil coletivo. Rio de Janeiro: Record, 2018a.
CARVALHO, Olavo. O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. Rio de Janeiro: Record, 2018b.
FORST, Rainer. Contextos da justiça: filosofia política para além de liberalismo e comunitarismo. São Paulo: Boitempo, 2010.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia pa-triarcal. São Paulo: Global, 2008.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo (Vol. I): racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Martins Fontes, 2012a.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo (Vol. II): sobre a crítica da razão funcionalista. São Paulo: Martins Fontes, 2012b.
HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade (Vol. I). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003a.
HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade (Vol. II). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003b.
HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade: doze lições. São Paulo: Martins Fontes, 2002a.
HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002b.
Habermas, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: ensaios filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
RORTY, Richard. A filosofia e o espelho da natureza. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leno Francisco Danner, Dr.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.