Metafísica empírica ou empirismo radical: Bergson e a superação fenomenológica do intelectualismo representacionista
DOI:
https://doi.org/10.20873/rpv5n1-63Resumo
Este trabalho procura descrever, de maneira sucinta, o método bergsonista. Para isso, sugere aproximações entre o bergsonismo e a fenomenologia naquilo que se propõe um “empirismo radical”, ao mesmo tempo que demonstra a sua superação ao encaminhar-se do fenomênico ao real, do para si ao em si. Na busca da realidade em si mesma o bergsonismo descortinará uma realidade ampliada para além dos quadros do intelectualismo clássico, ombreando as pesquisas surrealistas do romantismo e da Escola de Frankfurt, somando-se a eles naquilo que empenharão a crítica à razão instrumental entendida como o todo das possibilidades da razão, concepção racionalista herdada da modernidade positivista que, em última instância, reifica o mundo natural e opõe ser humano e natureza de forma radical. A superação deste estreitamento da razão resolverá não só problemas teóricos da História da filosofia: a aposta de Bergson é que fazê-lo significará a um só tempo elevar o padrão moral da humanidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.