Imagem, neoliberalismo e a experiência dos memes de internet
DOI:
https://doi.org/10.20873/rpv7n1-40Resumo
A dinâmica do artigo se pauta em um exercício teórico e em uma atividade prática para sala de aula derivada da teoria desenvolvida. A principal questão teórica é desenvolvida com um foco na construção de um entendimento do caráter epistemológico do cinedocumentário. Dentro dessa discussão epistemológica estão presentes vários aspectos que são expostos no texto: a questão do olhar, da imagem, parresía e, por fim, da pós-verdade e as dinâmicas da Internet. Após esse movimento teórico é proposta uma atividade que trabalha junto aos alunos a questão do meme, sua funcionalidade estética de imagem e sua potencialidade enquanto discurso, relacionando a teoria com uma prática condizente e concreta da vida usual dos estudantes.
Palavras-chave: Cinedocumentário. Pós-Verdade. Teoria do Conhecimento. Meme.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.