ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO: REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ASPECTOS ATUAIS DO TRATAMENTO NA FASE AGUDA

Autores

  • Saullo José Silva Rolindo Universidade Federal do Tocantins
  • Letícia Tomaz Oliveira Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Acidente Vascular Cerebral, Doenças cerebrovasculares, Tratamento do AVCi agudo, Neurorradiologia Intervencionista do AVCi.

Resumo

INTRODUÇÃO: O acidente vascular cerebral (AVC), definido como um déficit neurológico focal súbito com duração maior que 15-20 minutos, figura entre as principais causas de morte em todo mundo. Nesse contexto, o AVCi responde por cerca de 80% das doenças cerebrovasculares, sendo uma importante causa de morbimortalidade com fatores de risco, em sua maioria, modificáveis, como a hipertensão arterial e o diabetes mellitus. OBJETIVO: Diante da importância epidemiológica do AVCi, este artigo visa discutir as principais condutas dentro de sua terapêutica, enfatizando os aspectos da revascularização clínica, intervencionista e cirúrgica. METODOLOGIA: Realizou-se um estudo exploratório, tipo revisão bibliográfica, nas bases de dados SciELO, LILACS, Bireme, Portal da CAPES, PubMed e Google acadêmico sob seguintes indexadores: ischemic stroke, doenças cerebrovasculares, tratamento do AVCi agudo e neurorradiologia intervencionista do AVCi. CONCLUSÃO: A trombólise intravenosa (rTPA) é capaz de reverter a área de penumbra em até 4,5 horas do início dos sintomas, obedecendo os devidos critérios de indicação clínica para tal revascularização. Em 2015, surgiram metanálises, evidenciando eficácia na trombectomia mecânica combinada além da janela terapêutica já estabelecida, de 6 horas, na terapia intra-arterial. A descompressão neurocirúrgica é conduta de exceção nos casos de AVCi agudo, ficando geralmente restrita àqueles com infartos extensos, em condições cirúrgicas elegíveis.

Downloads

Publicado

2016-09-22

Como Citar

Rolindo, S. J. S., & Oliveira, L. T. (2016). ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO: REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ASPECTOS ATUAIS DO TRATAMENTO NA FASE AGUDA. Revista De Patologia Do Tocantins, 3(3), 18–26. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/patologia/article/view/2420

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)