Paciente gestante com Esclerodermia Sistêmica e Artrite Reumatoide

Autores

  • Bárbara Chaves Lopes Machado Universidade Federal do Tocantins
  • Bruna Elias Parreira Universidade Federal do Tocantins
  • Bruno Sousa Pires Universidade Federal do Tocantins
  • Laura Barbosa de Oliveira Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Doenças Reumáticas, Gravidez de Alto Risco, Escleroderma Sistêmico, Artrite Reumatoide, Fertilidade.

Resumo

Introdução: A artrite reumatoide e a esclerodermia são doenças reumatológicas multissistêmicas que afetam tecido conjuntivo. Suas consequências sobre a gravidez são incertas. Poucos relatos científicos são encontrados, alguns apontando menor número de prole em portadoras dessas doenças, além de alterações no curso da gestação e da doença reumatológica.

Relato de caso: Apresentamos o caso de uma gestante de 20 anos, solteira, parda, auxiliar de produção e portadora de artrite reumatoide e esclerodermia de longa data. Estava em acompanhamento no pré-natal de alto risco a partir da 20ª semana de gestação. Teve os períodos peri e pós-natal conduzidos no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas-TO. Durante os primeiros cinco meses a paciente não tinha ciência da gestação e fazia uso de medicações que são contraindicadas na gravidez. Após avaliação obstétrica, não apresentou alterações clínico-laboratoriais ou de imagem, sendo então indicado e realizado parto cesariano sem intercorrências para a mãe e o recém-nascido.

Conclusão: O manejo de gestantes portadoras de doenças reumatológicas é um desafio para os médicos assistentes, devido à escassez de relatos, diretrizes e a singularidade de cada caso. O planejamento da gestação em um momento de estabilidade clínica da doença é fundamental, associado a orientações e manejo de drogas de uso contínuo, levando-se em consideração seu impacto sobre feto. O acompanhamento pré-natal deve ser intensivo, para melhor desfecho da gestação.

Downloads

Publicado

2016-09-22

Como Citar

Machado, B. C. L., Parreira, B. E., Pires, B. S., & Oliveira, L. B. de. (2016). Paciente gestante com Esclerodermia Sistêmica e Artrite Reumatoide. Revista De Patologia Do Tocantins, 3(3), 10–17. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/patologia/article/view/1557

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)