GAMBIARRAS PEDALANTES: pesquisas em trânsito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p874

Palavras-chave:

Educação, Bicicleta, Cidade, Narrativas Fictícias

Resumo

Este estudo vem de um mestrado e doutorado em pesquisa em Educação. Discute a subjetivação contemporânea, estratégias de reexistência, vendo a educação como um evento dinâmico e permanente. Vê na bicicleta seu potencial educativo e ambiental, apoiando-se nos Estudos Culturais e nas contribuições coletivas que estão ligadas por referências teóricas. O estudo potencializa narrativas ficcionais e sua inventividade. Por meio de inventário de imagens e narrativas, analisa os efeitos educativos da bicicleta na vida das pessoas. Pensar a cidade como mudança cotidiana por meio da perspectiva e do sentimento de pedalada, relacionando o ambiente e a dinâmica desses corpos, fazendo múltiplas afetações estéticas, poéticas e políticas.

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Biografia do Autor

Sheila Hempkemeyer, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Psicologia  pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. E-mail: she.hempke@gmail.com

Referências

PRECIOSA, Rosane. Rumores discretos da subjetividade: sujeito e escrita em processo. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.

Publicado

2018-06-29

Como Citar

HEMPKEMEYER, Sheila. GAMBIARRAS PEDALANTES: pesquisas em trânsito. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 874–884, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p874. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5573. Acesso em: 22 jul. 2024.