JORNALISMO NA ERA DA PÓS-VERDADE: fact-checking como ferramenta de combate às fake news

Autores

  • Egle Müller Spinelli Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/SP http://orcid.org/0000-0002-6697-0419
  • Jéssica de Almeida Santos Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/SP

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p759

Palavras-chave:

Jornalismo, pós-verdade, fake news, fact-checking, métodos de checagem

Resumo

Este artigo pretende relatar como o trabalho das agências de fact-checking, com suas metodologias de checagem de dados para o incentivo à transparência do processo jornalístico, pode auxiliar as empresas informativas no combate às notícias falsas. Por meio de revisão de literatura são abordados os impactos da pós-verdade e da disseminação de fake news na sociedade – em que fatos objetivos são menos influentes na opinião pública do que emoções e crenças pessoais. Como resultado conclui-se que o trabalho sério de apuração de fatos e defesa da credibilidade é fundamental para que a própria audiência refute fake news e compartilhe as informações produzidas por veículos de credibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Egle Müller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/SP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente da Escola Superior de Propaganda  em  Marketing  (ESPM-SP)  do  curso  de  graduação  em  Jornalismo  e  do  Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM). E-mail: egle.spinelli@gmail.com.  

Jéssica de Almeida Santos, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/SP

[1] Jornalista graduada pelas Faculdades Integradas Rio Branco. Discente no Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM) da ESPM-SP. E-mail: almeidasts.jessica@gmail.com.

Referências

AHRENS, Jan Martínez. Trump e as ‘fake news’ atacam de novo. El Pais. Washington, 08 maio 2017. Disponível em: <https://goo.gl/Jqdx3B> Acesso em: 24 jul. 2017.

ALLCOTT, Hunt; GENTZKOW, Matthew. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, 31(2): 211-36, 2017. Disponível em: <https://goo.gl/TLYvEP > Acesso em: 17 jul. 2017.

ANDERSON, C. W.; BELL, Emily; SHIRKY, Clay. Jornalismo Pós-Industrial: adaptação aos novos tempos. Revista de Jornalismo ESPM, abr.-jun. 2013, pp. 30- 89. Disponível em: <https://goo.gl/eRkynp>. Acesso em: 12 nov. 2016.

BALLOUSSIER, Anna Virginia. Movido por notícia falsa, homem atira dentro de pizzaria nos EUA. Folha de São Paulo. Nova York, 05 dez. 2016. Disponível em: https://goo.gl/vnEugD. Acesso em: 24 jul. 2017.

BARTHEL, Michael; MITCHELL, Amy; HOLCOMB, Jesse. Many Americans Believe Fake news Is Sowing Confusion. Pew Research Center: Journalism & Media, 15 dez. 2016. Disponível em: < https://goo.gl/HDZh8G>. Acesso em: 26 mar. 2017.

BATHKE, Benjamin. Como a publicidade incentiva "fake news”. Carta Capital, 16 maio 2017. Disponível em: < https://goo.gl/YNAWh5>. Acesso em 23 jul. 2017.

BUCCI, Eugênio. ‘Fake news’ – o tamanho da encrenca. O Estado de São Paulo: São Paulo, 9 nov. 2017. Disponível em: < https://goo.gl/YbdnQx> Acesso em: 29 nov. 2017

CASTILHO, Carlos. Apertem os cintos: estamos entrando na era da pós-verdade. Observatório da Imprensa. São Paulo, ed. 921, 28 set. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/8sZdzP>. Acesso em: 02 dez. 2016.

CILIZZA, Chris. Kellyanne Conway offers alternative fact to explain why Trump isn't lying. CNN. 24 jul. 2017. Disponível em: < https://goo.gl/9ZzZSk>. Acesso em: 19 nov. 2017.

CUNHA, Luciana Gross et al. Relatório ICJBrasil – 1o semestre 2016. Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo, out. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/NsqpDx>. Acesso em: 25 jul. 2017.

DOMINGOS, Roney. Montagem com Rolex, boato sobre amante, financiamento da Arábia Saudita: as ‘fake news’ na eleição da França. G1, 25 abril 2017. Disponível em: <https://goo.gl/aZExEz>. Acesso em: 25 jul. 2017.

ENGLISH OXFORD living dictionaries. Word of the Year 2016 is… 2016. Disponível em: <https://goo.gl/jYmb1Q>. Acesso em: 22 mar. 2017.

FEITOSA, Charles. Pós-verdade e política. Revista Cult. 19 jul. 2017. Disponível em: < https://goo.gl/gW4eWz>. Acesso em: 19 nov. 2017.

FRIER, Sarah. Diretor do Facebook: problema com fake news é mais complexo do que parece. UOL: São Paulo, 9 out. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/gDwCNQ> Acesso em 18 nov. 2017

GALLO, Fabio. O persistente mundo da pós-verdade. In: BLANCO, P. (Org): Pensadores da Liberdade: liberdade e cidadania. São Paulo: Palavra Aberta, 2017. p. 82-87

GOMES, Helon Simões. Facebook e Google miram modelo de negócio das notícias falsas; entenda. G1, 2 abril 2017. Disponível em: < https://goo.gl/GgPJbL>. Acesso em: 22 jul. 2017.

GONÇALVES, Vanessa. Sob a batuta de Cristina Tardáguila, Lupa surge como 1ª agência de checagem do Brasil. Portal Imprensa, 29 fev. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/7eudaW>. Acesso em: 28 jul. 2017.

IANDOLI, Rafael. Trump, ‘fake news’ e a guerra declarada contra a imprensa. Nexo, 03 jul. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/sw7Wvq>. Acesso em: 10 jul. 2017.

KOVACK, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo: o que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo: Geração Editorial, 2003.

KREITNER, Richard. Post-Truth and Its Consequences: What a 25-Year-Old Essay Tells Us About the Current Moment. S/I: The Nation, 2016. Disponível em: <https://goo.gl/Lzpgm4>. Acesso em: 21 abr. 2017.

LIM, Chloe. Checking How Fact-checkers Check. Stanford University, 16 maio 2017. Disponível em: <https://goo.gl/Ykcytt>. Acesso em: 25 maio 2017.

MANJOO, Farhad. True Enough: Learning to live in a post-fat society. John Wiley & Sons: New Jersey, 2008.

MANTZARLIS, Alexios. Can fact-checkers agree on what is true? New study doesn’t point to the answer. The Poynter Institute, 23 maio 2017. Disponível em: <https://goo.gl/mxvBsQ>. Acesso em: 28 maio 2017.

MONNERAT, Alessandra. A aposta no fact checking: jornalistas criam mais iniciativas para verificar o discurso público e revelar notícias falsas. Knight Center for Journalism in the Americas, 19 abr. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/dwhdSz>. Acesso em: 23 jul. 2017.

NALON, Tai. A pós-verdade é uma velha novidade; fact-checking, não. S/I, Jornalismo no Brasil em 2017, 2016. Disponível em: <https://goo.gl/rwB6sE>. Acesso em: 23 jul. 2017.

NEWMAN, Nic; FLETCHER, Richard; LEVY, David A. L.; NIELSEN, Rasmus Kleis. Digital News Report. Reuters Institute for the Study of Journalism, 2016. Disponível em: <https://goo.gl/GxsC3R>. Acesso em: 20 abr. 2017.

NYHAN, Brendan; REIFLER, Jason. Estimating Fact-checking’s Effects: Evidence from a long-term experiment during campaign 2014. American Press Institute, 28 abril 2015. Disponível em: < https://goo.gl/pwbcN5>. Acesso em: 23 jul. 2017.

PRAZERES, Leandro. UOL Confere: Marisa Letícia nunca foi servidora do Congresso nem recebia R$ 68 mil. UOL. Brasília, 15 dez. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/8E8s2W>. Acesso em: 29 maio 2017.

RAINIE, Lee; ANDERSON, Janna; ALBRIGHT, Jonathan. The Future of Free Speech, Trolls, Anonymity and Fake News Online. Pew Research Center, 29 mar. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/i8bjj5>. Acesso em: 19 nov. 2017

RAMONET, Ignacio. A explosão do jornalismo: das mídias de massa à massa de mídia. São Paulo: Publisher Brasil, 2012.

SADAM, Rishika. Facebook Launches 'Journalism Project' to Improve Media Ties. Time. EUA, 11 jan. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/sgmfRk>. Acesso em: 21 nov. 2017

SENRA, Ricardo. Na semana do impeachment, 3 das 5 notícias mais compartilhadas no Facebook são falsas. BBC. Brasília, 17 abril 2017. Disponível em: <https://goo.gl/MRMe7y>. Acesso em: 30 maio 2017.

SILVERMAN, Craig. This Analysis Shows How Viral Fake Election News Stories Outperformed Real News On Facebook. BuzzFeed News. Canada, 16 nov. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/g6pEXb>. Acesso em: 22 abr. 2017

SOARES, Isa. The fake news machine: inside a town gearing up for 2020. CNN, 2017. Disponível em: <https://goo.gl/3tpQHK>. Acesso em: 19 nov. 2017

WHITE, Aidan. Fake News: It’s Not Bad Journalism, it’s the Business of Digital Communications. Ethical Journalism Network, 2 maio 2017. Disponível em: <https://goo.gl/DBRMxw>. Acesso em: 7 maio 2017.

Publicado

2018-04-29

Como Citar

SPINELLI, Egle Müller; SANTOS, Jéssica de Almeida. JORNALISMO NA ERA DA PÓS-VERDADE: fact-checking como ferramenta de combate às fake news. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 3, p. 759–782, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p759. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4629. Acesso em: 23 nov. 2024.