INTERNET DAS COISAS E SISTEMAS INTELIGENTES NO JORNALISMO: Explorando novas formas narrativas para reinventar a percepção de valor das novas gerações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p85

Palavras-chave:

Internet das Coisas, Narrativas Digitais, Realidade Virtual

Resumo

Discute-se a capacidade de integração de redes e fluxos informativos no ambiente das cidades a partir de sistemas inteligentes no suporte ao processo de produção jornalística. Partindo de uma hierarquia expandida de emissores, que inclui entes não humanos conectados a partir da categoria que se convencionou chamar de internet das coisas (IoT), apresentamos o modelo de jornalismo de inserção e sua possível utilidade para aumentar a percepção de relevância entre os consumidores de conteúdo, permitindo também a exploração de novas formas narrativas. O trabalho relata ainda a iniciativa, ora em andamento, de transpor o modelo teórico descrito em uma prova de conceito aplicada chamada de projeto Jumper, um ambiente imersivo para a distribuição de notícias, suportado por espaços urbanos com alta densidade de conexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Carneiro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto da área de Jornalismo em Redes Digitais do Departamento de Comunicação Social  da Universidade Federal do Maranhão . Mestre em Comunicação e Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP.

Referências

BIGFISHGAMES. 2015 Video Game Statistics & Trends-Who’s Playing What & Why? Disponível em: http://www.bigfishgames.com/blog/2015-global-video-game-stats-whos-playing-what-and-why/ . Acessado em 20/05/2015.

BONACICH, Phillip; LU, Phillip. Introduction to mathematical sociology. New Jersey: Princeton University Press, 2012.

COMSCORE. 2014 Brazil Digital Future in Focus. Disponível em:

DIXON, Colin. What millennials want from TV. In: nScreenMedia, 2014. Disponível em http://www.nscreenmedia.com/wp-content/uploads/nScreenMedia-millennials_final.pdf . Acessado em 18/05/2015.

DUBLON, Gershon; PARADISO, Joseph. Extra Sensory Perception – How a world filed with sensors will change the way we see, hear, think and live. In: Scientific American, p. 23-27, Julho, 2014.

FEENBERG, Andrew. E-book. Transforming technology. A critical theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002.

______. E-book. Between reason and experience. Essays in technology and modernity. Cambridge, MA: Mit Press, 2010.

IAB Brasil. Brasil Conectado – Hábitos de consume de mídia – 2014. Disponível em http://pt.slideshare.net/skrol/pesquisa-brasil-conectado . Acessado em 18/05/2015.

IBOPE. Consumo da internet pelos jovens brasileiros cresce 50% em dez anos, aponta IBOPE Media. Publicado em 28/07/2014. Disponível em: http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/Consumo-da-internet-pelos-jovens-brasileiros-cresce-50-em-dez-anos-aponta-IBOPE-Media.aspx . Acessado em 18/05/2015.

JENKINS, Henry. E-book. Confronting the challenges of participatory culture: media education for de 21st century. Massachusetts: MIT Press, 2009. Disponível em: <http://www.amazon.com/Confronting-Challenges-Participatory-Culture-Foundation-ebook/dp/B0030DFWZM/ref=sr_1_6?s=digitaltext&ie=UTF8&qid=1391986053&sr=1-6&keywords=henry+jenkins>. Acesso em: 23 abr. 2014

MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007.

MANOVICH, L. The language of new media. Massachusetts: Mit Press, 2001.

MITCHELL, Melanie. Complexity: a guided tour. Nova York: Oxford University Press, 2009.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4 ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.

NEWZOO. Global Games Market Report 2013. Disponível em: http://www.newzoo.com/infographics/global-games-market-report-infographics/ . Acessado em 18/05/2015.

RYAN, B; GROSS, C. The diffusion of hybrid seed corn in two Iowa communities. In: Rural Sociology, v. 8, n. 1, p. 15-24. 1943.

RÜDIGER, Francisco. Introdução às Teorias da Cibercultura: Tecnocracia, Humanismo e Crítica no Pensamento Contemporâneo. 2ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

STATISTA. Average daily media use in the United States from 2010 to 2014 (in minutes). Disponível em http://www.statista.com/statistics/270781/average-daily-media-use-in-the-us/ . Acessado em 18/05/2015.

VAN DIJCK, José. E-book. The culture of connectivity. A critical history of social media. New York: Oxford Press, 2013.

Publicado

2017-05-01

Como Citar

SANTOS, Marcio Carneiro dos. INTERNET DAS COISAS E SISTEMAS INTELIGENTES NO JORNALISMO: Explorando novas formas narrativas para reinventar a percepção de valor das novas gerações. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 3, p. 85–112, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p85. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3477. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)