INTERNET DAS COISAS E SISTEMAS INTELIGENTES NO JORNALISMO: Explorando novas formas narrativas para reinventar a percepção de valor das novas gerações
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p85Mots-clés :
Internet das Coisas, Narrativas Digitais, Realidade VirtualRésumé
Discute-se a capacidade de integração de redes e fluxos informativos no ambiente das cidades a partir de sistemas inteligentes no suporte ao processo de produção jornalística. Partindo de uma hierarquia expandida de emissores, que inclui entes não humanos conectados a partir da categoria que se convencionou chamar de internet das coisas (IoT), apresentamos o modelo de jornalismo de inserção e sua possível utilidade para aumentar a percepção de relevância entre os consumidores de conteúdo, permitindo também a exploração de novas formas narrativas. O trabalho relata ainda a iniciativa, ora em andamento, de transpor o modelo teórico descrito em uma prova de conceito aplicada chamada de projeto Jumper, um ambiente imersivo para a distribuição de notícias, suportado por espaços urbanos com alta densidade de conexões.
Téléchargements
Références
BIGFISHGAMES. 2015 Video Game Statistics & Trends-Who’s Playing What & Why? Disponível em: http://www.bigfishgames.com/blog/2015-global-video-game-stats-whos-playing-what-and-why/ . Acessado em 20/05/2015.
BONACICH, Phillip; LU, Phillip. Introduction to mathematical sociology. New Jersey: Princeton University Press, 2012.
COMSCORE. 2014 Brazil Digital Future in Focus. Disponível em:
DIXON, Colin. What millennials want from TV. In: nScreenMedia, 2014. Disponível em http://www.nscreenmedia.com/wp-content/uploads/nScreenMedia-millennials_final.pdf . Acessado em 18/05/2015.
DUBLON, Gershon; PARADISO, Joseph. Extra Sensory Perception – How a world filed with sensors will change the way we see, hear, think and live. In: Scientific American, p. 23-27, Julho, 2014.
FEENBERG, Andrew. E-book. Transforming technology. A critical theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002.
______. E-book. Between reason and experience. Essays in technology and modernity. Cambridge, MA: Mit Press, 2010.
IAB Brasil. Brasil Conectado – Hábitos de consume de mídia – 2014. Disponível em http://pt.slideshare.net/skrol/pesquisa-brasil-conectado . Acessado em 18/05/2015.
IBOPE. Consumo da internet pelos jovens brasileiros cresce 50% em dez anos, aponta IBOPE Media. Publicado em 28/07/2014. Disponível em: http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/Consumo-da-internet-pelos-jovens-brasileiros-cresce-50-em-dez-anos-aponta-IBOPE-Media.aspx . Acessado em 18/05/2015.
JENKINS, Henry. E-book. Confronting the challenges of participatory culture: media education for de 21st century. Massachusetts: MIT Press, 2009. Disponível em: <http://www.amazon.com/Confronting-Challenges-Participatory-Culture-Foundation-ebook/dp/B0030DFWZM/ref=sr_1_6?s=digitaltext&ie=UTF8&qid=1391986053&sr=1-6&keywords=henry+jenkins>. Acesso em: 23 abr. 2014
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007.
MANOVICH, L. The language of new media. Massachusetts: Mit Press, 2001.
MITCHELL, Melanie. Complexity: a guided tour. Nova York: Oxford University Press, 2009.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4 ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.
NEWZOO. Global Games Market Report 2013. Disponível em: http://www.newzoo.com/infographics/global-games-market-report-infographics/ . Acessado em 18/05/2015.
RYAN, B; GROSS, C. The diffusion of hybrid seed corn in two Iowa communities. In: Rural Sociology, v. 8, n. 1, p. 15-24. 1943.
RÜDIGER, Francisco. Introdução às Teorias da Cibercultura: Tecnocracia, Humanismo e Crítica no Pensamento Contemporâneo. 2ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
STATISTA. Average daily media use in the United States from 2010 to 2014 (in minutes). Disponível em http://www.statista.com/statistics/270781/average-daily-media-use-in-the-us/ . Acessado em 18/05/2015.
VAN DIJCK, José. E-book. The culture of connectivity. A critical history of social media. New York: Oxford Press, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.