INTERNET DAS COISAS E SISTEMAS INTELIGENTES NO JORNALISMO: Explorando novas formas narrativas para reinventar a percepção de valor das novas gerações

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p85

Mots-clés :

Internet das Coisas, Narrativas Digitais, Realidade Virtual

Résumé

Discute-se a capacidade de integração de redes e fluxos informativos no ambiente das cidades a partir de sistemas inteligentes no suporte ao processo de produção jornalística. Partindo de uma hierarquia expandida de emissores, que inclui entes não humanos conectados a partir da categoria que se convencionou chamar de internet das coisas (IoT), apresentamos o modelo de jornalismo de inserção e sua possível utilidade para aumentar a percepção de relevância entre os consumidores de conteúdo, permitindo também a exploração de novas formas narrativas. O trabalho relata ainda a iniciativa, ora em andamento, de transpor o modelo teórico descrito em uma prova de conceito aplicada chamada de projeto Jumper, um ambiente imersivo para a distribuição de notícias, suportado por espaços urbanos com alta densidade de conexões.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Marcio Carneiro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto da área de Jornalismo em Redes Digitais do Departamento de Comunicação Social  da Universidade Federal do Maranhão . Mestre em Comunicação e Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP.

Références

BIGFISHGAMES. 2015 Video Game Statistics & Trends-Who’s Playing What & Why? Disponível em: http://www.bigfishgames.com/blog/2015-global-video-game-stats-whos-playing-what-and-why/ . Acessado em 20/05/2015.

BONACICH, Phillip; LU, Phillip. Introduction to mathematical sociology. New Jersey: Princeton University Press, 2012.

COMSCORE. 2014 Brazil Digital Future in Focus. Disponível em:

DIXON, Colin. What millennials want from TV. In: nScreenMedia, 2014. Disponível em http://www.nscreenmedia.com/wp-content/uploads/nScreenMedia-millennials_final.pdf . Acessado em 18/05/2015.

DUBLON, Gershon; PARADISO, Joseph. Extra Sensory Perception – How a world filed with sensors will change the way we see, hear, think and live. In: Scientific American, p. 23-27, Julho, 2014.

FEENBERG, Andrew. E-book. Transforming technology. A critical theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002.

______. E-book. Between reason and experience. Essays in technology and modernity. Cambridge, MA: Mit Press, 2010.

IAB Brasil. Brasil Conectado – Hábitos de consume de mídia – 2014. Disponível em http://pt.slideshare.net/skrol/pesquisa-brasil-conectado . Acessado em 18/05/2015.

IBOPE. Consumo da internet pelos jovens brasileiros cresce 50% em dez anos, aponta IBOPE Media. Publicado em 28/07/2014. Disponível em: http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/Consumo-da-internet-pelos-jovens-brasileiros-cresce-50-em-dez-anos-aponta-IBOPE-Media.aspx . Acessado em 18/05/2015.

JENKINS, Henry. E-book. Confronting the challenges of participatory culture: media education for de 21st century. Massachusetts: MIT Press, 2009. Disponível em: <http://www.amazon.com/Confronting-Challenges-Participatory-Culture-Foundation-ebook/dp/B0030DFWZM/ref=sr_1_6?s=digitaltext&ie=UTF8&qid=1391986053&sr=1-6&keywords=henry+jenkins>. Acesso em: 23 abr. 2014

MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007.

MANOVICH, L. The language of new media. Massachusetts: Mit Press, 2001.

MITCHELL, Melanie. Complexity: a guided tour. Nova York: Oxford University Press, 2009.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4 ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.

NEWZOO. Global Games Market Report 2013. Disponível em: http://www.newzoo.com/infographics/global-games-market-report-infographics/ . Acessado em 18/05/2015.

RYAN, B; GROSS, C. The diffusion of hybrid seed corn in two Iowa communities. In: Rural Sociology, v. 8, n. 1, p. 15-24. 1943.

RÜDIGER, Francisco. Introdução às Teorias da Cibercultura: Tecnocracia, Humanismo e Crítica no Pensamento Contemporâneo. 2ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

STATISTA. Average daily media use in the United States from 2010 to 2014 (in minutes). Disponível em http://www.statista.com/statistics/270781/average-daily-media-use-in-the-us/ . Acessado em 18/05/2015.

VAN DIJCK, José. E-book. The culture of connectivity. A critical history of social media. New York: Oxford Press, 2013.

Publié-e

2017-05-01

Comment citer

SANTOS, Marcio Carneiro dos. INTERNET DAS COISAS E SISTEMAS INTELIGENTES NO JORNALISMO: Explorando novas formas narrativas para reinventar a percepção de valor das novas gerações. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 85–112, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p85. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3477. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s