JORNALISMO ESPORTIVO NOS CURSOS DE JORNALISMO DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p390

Palavras-chave:

Educação jornalística, Currículo de jornalismo, Jornalismo Esportivo

Resumo

Entre as críticas mais relevantes acerca da formação em Jornalismo é a pouca atenção à abordagem do Jornalismo Especializado, como o Jornalismo Esportivo. Buscando examinar de perto a questão, foram analisadas, em pesquisa documental, as matrizes curriculares de 15 cursos entre os mais bem avaliados do país, em busca de conteúdos de Jornalismo Esportivo. Observou-se que somente 10 deles possuem alguma abordagem de Jornalismo Especializado, e apenas 5 têm disciplinas na área do Jornalismo Esportivo. Conclui-se que as críticas à formação excessivamente genérica em Jornalismo, ao menos em relação à debilidade da formação em Jornalismo Especializado e, em particular, Jornalismo Esportivo, são válidas, apesar de as matrizes curriculares atenderem às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Perdigão, Universidade de Brasília

Doutor em Ensino de Ciências e Mestre em Química pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Jornalismo Esportivo. Graduado em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo e em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP). Professor da Universidade de Brasília. E-mail: dperdigao@lycos.com.

Referências

ANTUNES, Fernando Ivo. Jornalismo Esportivo: uma nova disciplina para o curso de graduação em Jornalismo. Universidade do Futebol, 23 dez.2009. Disponível em: <http://universidadedofutebol.com.br/jornalismo-esportivo-uma-nova-disciplina-para-o-curso-de-graduacao-em-jornalismo/>. Acesso em: 12 out.2016.

BERNARDO, Cristiane Hengler Corrêa; LEÃO, Inara Barbosa. Análise das matrizes curriculares dos cursos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo no Brasil: um retrato da realidade nacional. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação Intercom, v.35, n.1, p.253-274, jan./jun.2002. Disponível em: <http://portcom.intercom. org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/1107>. Acesso em: 12 out.2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer 492/2001: Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. 3 abr.2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ CES0492.pdf>. Acesso em: 12 out.2016.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer 39/2013: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Jornalismo. 20 fev.2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/maio-2013-pdf/13063-pces039-13-pdf>. Acesso em: 12 out.2016.

CORREIA, João Carlos. O ethos jornalístico: da técnica à reflexão crítica. Verso e Reverso: revista da comunicação, v.23, n.54, 2009. Disponível em: . Acesso em: 13 dez.2016.

FAUSTO NETO, Antonio. A formação jornalística diante de novos cenários. Verso e Reverso: revista da comunicação, v.23, n.54, 2009. Disponível em: . Acesso em: 13 dez.2016.

LOPES, Fernanda Lima. Reflexões sobre políticas educacionais para o ensino de jornalismo no Brasil nos primeiros anos do regime militar. Revista Brasileira de História da Mídia, v.2, n.1, jan./jun.2013. Disponível em: <http://www.unicentro.br/rbhm/ed03/ dossie/03.pdf>. Acesso em: 13 dez.2016.

LÓPEZ, Andrés. La enseñanza del periodismo deportivo en la universidad: trayectoria y desafíos. In: CONGRESO DE PERIODISMO Y MEDIOS DE COMUNICACIÓN, 1., 2012, La Plata. Ponencias... La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2012. Disponível em: <http://www.perio.unlp.edu.ar/congresos/sites/perio.unlp.edu.ar. congresos/files/mesa_5-lopez_final.pdf>. Acesso em: 13 dez.2016.

MURCIANO, Marcial. La enseñanza del periodismo: nuevos desafíos internos y externos. Cuadernos de Periodistas, n.5, p.89-100, dez.2005. Disponível em: . Acesso em: 13 dez.2016.

RODRÍGUEZ Charry, César Augusto; SALAZAR Manrique, Jorge A. Periodismo especializado en política y economía en Colombia: entre cruces digitales. Bogotá: Universidad Sergio Arboleda, 2016. Disponível em: . Acesso em: 13 dez.2016.

SCHUCH, Hélio Ademar. Adequação do ensino na formação de jornalistas. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação Intercom, v.25, n.1, p.87-106, jan./jun.2002. Disponível em: <http://portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/ article/view/443>. Acesso em: 12 out.2016.

SILVEIRA, Nathália Ely da. Jornalismo Esportivo: conceitos e práticas. 2009. 92 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/22683/000740013.pdf?sequenc>. Acesso em: 13 dez.2016.

SOUSA, Cidoval Morais de; LOURES, Ângela. Crítica de mídia e ensino do Jornalismo: uma relação necessária. Observatório da Imprensa, n.398, 12 set.2006. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/critica-de-midia-e-ensino-do-jornalismo-uma-relacao-necessaria/>. Acesso em: 12 out.2016.

Publicado

2017-05-01

Como Citar

PERDIGÃO, Daniel. JORNALISMO ESPORTIVO NOS CURSOS DE JORNALISMO DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 3, p. 390–414, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p390. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3029. Acesso em: 22 nov. 2024.