A importância da implantação da pós-graduação stricto-sensu em comunicação social no estado do Amapá

Autores

  • Walter Teixeira Lima Junior Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a4pt

Palavras-chave:

Pós-graduação, Amapá, Relevância, Comunicação

Resumo

RESUMO:

Esse ensaio possui o objetivo levantar pontos para a importância estratégica dos cursos de pós-graduação stricto-sensu, em Comunicação Social, no Estado do Amapá. As percepções partem de processos de observação participante como ex-membro docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e pertencente ao Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, ambos operantes na Universidade Federal do Amapá (Unifap). A reflexão parte, também, da vivência em outros programas de pós-graduação, estes estabelecidos na região Sudeste do país. Portanto, apesar do ensaio estar baseado em dados e documentos, o trabalho é uma reflexão pessoal.

 

PALAVRAS-CHAVES: Pós-graduação; Comunicação; Amapá; Relevância.

 

ABSTRACT:

This academic essay aims to raise points for the strategic importance of postgraduate courses in Social Communication in the state of Amapá (Brazil). The perceptions come from participant observation processes as a former teaching member of the Graduate Program in Environmental Sciences, belonging to the Graduate Program in Intellectual Property and Technology Transfer for Innovation, both operating at the Federal University of Amapá (Unifap ). The reflection also starts from the experience in other graduate programs, these established in the Southeast region of the country, more riches, and better infrastructure. Therefore, although the essay is based on data and documents, the work is a personal reflection..

 

KEYWORDS: Post graduation; Communication; Amapa; Relevance.

 

RESUMEN:

Este ensayo tiene como objetivo plantear puntos sobre la importancia estratégica de los cursos de posgrado estrictos-sensu en Comunicación Social en el Estado de Amapá. Las percepciones provienen de procesos de observación participante como ex miembro docente del Programa de Posgrado en Ciencias Ambientales y perteneciente al Programa de Posgrado en Propiedad Intelectual y Transferencia de Tecnología para la Innovación, ambos operando en la Universidad Federal de Amapá (Unifap ) La reflexión también parte de la experiencia en otros programas de posgrado, estos establecidos en la región sureste del país. Por lo tanto, aunque el ensayo se basa en datos y documentos, el trabajo es una reflexión personal.

 

PALABRAS-CLAVES: Amazônia; CAPES; Comunicação; Avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Teixeira Lima Junior , Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Ciências da Comunicação. Universidade de São Paulo (USP-SP). Docente do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica (PIT) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: walter.lima@unifesp.br.

Referências

ARANTES, C. Dados da Proposta de Programa/Curso Novo Mestrado Profissional em Jornalismo da Universidade Federal do Amapá. Macapá, 2018.

BOURGUIGNON, J. A.; BARBOSA, M. T. Concepção de rede de proteção social em serviço social. II Congresso Internacional De Política Social e Serviço Social: Desafios Contemporâneos. Anais...Londrina: 2017

CIRANI, C. B. S. et al. The evolution of stricto sensu post-graduate education in Brazil: exploratory analysis and research proposals. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 20, n. 1, p. 163–187, 2015.

JR, A. P. Relevância Social e Econômica da Pesquisa e da Pós-GraduaçãoGoiânia, 2015.

KINPARA, M. et al. Carta de Rio Branco. Disponível em: https://www.unifesspa.edu.br/index.php/noticias/1096-carta-de-rio-branco-reitores-do-norte-apresentam-carta-de-propostas-ao-mec .

LIMA, L. F.; SOUZA, B. DE S.; LUCE, M. B. A abordagem do ciclo de políticas nos Programas de Pós-Graduação brasileiros: um mapa das teses e dissertações. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 3, n. 2018, p. 1–29, 2018.

SUPERIOR, F. C. DE |APERFEIÇOAMENTO DE P. DE N. Portaria Capes no 32Diário Oficial da União, 2019.

UNIFAP, P. DE P. E P. G. DA. Relatório de Gestão da Propespg/Unifap (2014 - 2018). Mac: [s.n.].

Publicado

2020-01-03

Como Citar

LIMA JUNIOR , Walter Teixeira. A importância da implantação da pós-graduação stricto-sensu em comunicação social no estado do Amapá. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 1, p. a4pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a4pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10129. Acesso em: 24 nov. 2024.