OS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p149

Mots-clés :

multiletramento, Ensino, Novas mídias, Formação continuada

Résumé

A formação docente continuada tem sido preocupação de diferentes esferas públicas, desde a federal até a municipal, uma vez que o professor é o elemento-chave na melhoria da qualidade do ensino. Assim o objetivo deste artigo é analisar atividades propostas em um curso de formação continuada oferecido na modalidade a distância, em âmbito federal. É alvo de análise neste trabalho as atividades propostas no curso de especialização “Educação na Cultura Digital – Língua Portuguesa – Ensino Médio”, parceria MEC-SEB-Proinfo/Universidade Federal de Santa Catarina (LANTEC). A análise das atividades do curso oportuniza o levantamento de características que buscam fomentar os multiletramentos dos professores-cursistas envolvidos na formação, no atual contexto educacional, é urgente que os professores se apropriem de novas linguagens, novas mídias, dos multiletramentos. O pressuposto teórico que embasa a pesquisa é a pedagogia dos multiletramentos, proposta pelo Grupo de Nova Londres (GNL), em 1996.

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Biographie de l'auteur-e

Liliane Pereira da Silva Costa, Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais (CETEC-SEE-SP)

Doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP), na área de Linguagem e Educação. Professora Faculdade das Américas, curso de Letras. Professora efetiva da rede estadual de São Paulo, atuando no Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais (CETEC), da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (SEE/SP), responsável por propor e articular projetos e programas pedagógicos com a utilização das tecnologias. E-mail: lilianecosta@gmail.com. 

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Publié-e

2018-08-01

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COSTA, Liliane Pereira da Silva. OS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 149–181, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p149. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5633. Acesso em: 22 déc. 2024.