AÇÕES PEDAGÓGICAS EM CONTEXTOS DE MULTILETRAMENTOS DIGITAIS: desafios ao docente dos anos iniciais do ensino fundamental
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p304Mots-clés :
Multiletramentos, Prática docente, Formação de professoresRésumé
Este estudo propõe reflexões sobre as ações pedagógicas que envolvem os multiletramentos, desenvolvidas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no cotidiano da sala de aula. Partimos do princípio de que a apropriação dos artefatos tecnológicos digitais, por crianças, adolescentes e jovens, está cada vez mais intensa, oferecendo-lhes oportunidades de conectar-se ao mundo. Assim sendo, educadores são desafiados a imergir nesse contexto para compreenderem-no criticamente, a fim de construírem conhecimentos que ampliam, aprofundam, dão relevância e pertinência aos conteúdos que deverão ser ensinados pelo professor, visando à promoção de situações de aprendizagem que atendam às demandas postas aos sujeitos pela sociedade atual. Assim, com docentes, foram engendrados diálogos e reflexões sobre a organização de um currículo que forme professores do Ensino Fundamental I para o desenvolvimento de ações significativas de leitura e escrita, como práticas sociais, tecidas pelas linguagens multimodais e multissemióticas, as quais são possibilitadas pelas tecnologias digitais.
Téléchargements
Références
ASSIS, Alessandra. PRETTO, Nelson De Luca. Cultura Digital e educação: redes já! In: PRETTO, Nelson De Luca e SILVEIRA, Sérgio Amadeu (orgs). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008.
CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 24ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora Unesp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.
COPE, Bill & KALANTZIS, Mary (orgs). Multiliteracies – literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2000.
FERREIRA, Maria Salonilde.; IBIAPINA, Ivana Maria. A pesquisa colaborativa na perspectiva sócio-histórica. Revista linguagens, educação e sociedade, Teresina, PI, n.12, p. 26-38, jan./jun. 2005.
FERREIRO, Emilia. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Liber Livros, 2008.
KLEIMAN, Angêla B. Letramento e suas implicações para o ensino da língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007.
LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Lingüística Aplicada, vol. 49, n. 2, p. 455 - 479, jul/dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010318132010000200009&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 22 jan. 2016.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2006.
MAGNANI, Luiz Henrique. Um passo fora da sala de aula: novos letramentos, mídias e tecnologias. In: JORDÃO (org.) Letramentos e Multiletramentos no Ensino de Línguas e Literaturas. Revista X, vol.1, 2011.
ROJO, Roxane Helena R. & MOURA, Eduardo. (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, Roxane Helena R. (org.). Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, Roxane Helena R. & BARBOSA, Jaqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SANTAELLA, L. Culturas e Artes do Pós-Humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.