AULAS DE PORTUGUÊS NA ERA DIGITAL: que dizem certos alunos?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p116

Mots-clés :

Ensino de Língua Portuguesa, Letramentos Digitais, Práticas Pedagógicas

Résumé

O ensino de Português, numa dimensão histórica, é abordado sob diferentes concepções referentes à língua/linguagem que lhe trouxeram influências, conforme Geraldi (1984). A linguagem, como forma de interação, concepção que revoluciona o ensino de Português, impõe outro tratamento metodológico desse objeto, em que o uso social da língua, em situações relativas ao falar, ouvir, ler e escrever, poderia ganhar importância. A essa concepção se agrega outra, com o alargamento do mundo textual digital, exigindo o redimensionamento metodológico do ensino do objeto aludido. Que dizem certos alunos sobre isso?  Essa intenção move o artigo em questão, tendo as reflexões de Soares (2002; 2009;), Rojo e Barbosa (2015), Coscarelli e Ribeiro (2011), Xavier (2008), Lévy (2010), entre outros, como base.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Mary de Andrade Arapiraca, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da UFBA. E-mail: marya@ufba.br.

Lícia Maria Freire Beltrão, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora Associada II da Faculdade de Educação da UFBA. E-mail: liciabeltrao@ufba.br. 

Jurene Veloso dos Santos Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFBA. E-mail: jureneveloso.adv@bol.com.br.   

Références

ANTUNES, Irandé. No meio do camino tinha um equívoco: Gramática, tudo ou nada. In: BAGNO, Marcos. (Org.)Linguística da Norma.São Paulo: Edições Loyola, 2012.p.115-121.

BELTRÃO, Lícia Maria Freire. A escrita do outro: anúncios de uma alegria possível. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394. Brasília-DF, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ensino Fundamental e Médio. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAMÕES, Luís de. Soneto 45. In: CAMÕES, Luís de. Obra completa em um volume. Riode Janeiro: Editora Aguilar S/A, 1988, p.284.

COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. (Orgs.) Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3ª ed.- Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2011.

FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. 3ª Edição.Porto Alegre: Artmed, 2009.

GERALDI, João Wanderley. O Texto na Sala de Aula. Cascavel: Assoeste, 1984.

HAYAKAWA, Samuel Ichiey. A linguagem no pensamento e na ação. Tradução de José Simões. São Paulo: Pioneira, 1972.

LEMOS, André; CUNHA, Paulo (Orgs.). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina: Porto Alegre, 2003.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. COSTA, C. I. da( Trad.),3ª edição. São Paulo: Editora 34, 2010.

ORLANDI, Eni. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas, SP: Pontes, 1987.

PENTEADO, J. R. Whitaker. A técnica da comunicação humana. São Paulo: Pioneira, 1969.

ROJO, Roxane. BARBOSA, Jaqueline P. Hipermodernidade, Multiletramentos e Gêneros Discursivos. 1ª ed.- São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SKINNER, Burrhus Frederic. Tecnologia do ensino. São Paulo: Herdes, 1972.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. – 1ª edi. – São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

SOARES, Magda. Português na escola. História de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos. (Org.) Linguística da Norma.São Paulo: Edições Loyola, 2012.p.141-161.

____________. Novas Práticas de Leitura e Escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em :< http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf.> Acesso em 10 de janeiro de.2016.

_____________. Letramento: um tema em três gêneros. 3ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Letramento Digital e Ensino, 2008. Disponível em: <https://www.ufpe.br/nehte/artigos/Letramento%20digital%20e%20ensino.pdf.Acesso em 12 jan. 2016.

Publié-e

2018-08-01

Comment citer

ARAPIRACA, Mary de Andrade; BELTRÃO, Lícia Maria Freire; OLIVEIRA, Jurene Veloso dos Santos. AULAS DE PORTUGUÊS NA ERA DIGITAL: que dizem certos alunos?. Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 116–148, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p116. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5629. Acesso em: 22 nov. 2024.