AULAS DE PORTUGUÊS NA ERA DIGITAL: que dizem certos alunos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p116

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Letramentos Digitais, Práticas Pedagógicas

Resumo

O ensino de Português, numa dimensão histórica, é abordado sob diferentes concepções referentes à língua/linguagem que lhe trouxeram influências, conforme Geraldi (1984). A linguagem, como forma de interação, concepção que revoluciona o ensino de Português, impõe outro tratamento metodológico desse objeto, em que o uso social da língua, em situações relativas ao falar, ouvir, ler e escrever, poderia ganhar importância. A essa concepção se agrega outra, com o alargamento do mundo textual digital, exigindo o redimensionamento metodológico do ensino do objeto aludido. Que dizem certos alunos sobre isso?  Essa intenção move o artigo em questão, tendo as reflexões de Soares (2002; 2009;), Rojo e Barbosa (2015), Coscarelli e Ribeiro (2011), Xavier (2008), Lévy (2010), entre outros, como base.

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Biografia do Autor

Mary de Andrade Arapiraca, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da UFBA. E-mail: marya@ufba.br.

Lícia Maria Freire Beltrão, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora Associada II da Faculdade de Educação da UFBA. E-mail: liciabeltrao@ufba.br. 

Jurene Veloso dos Santos Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFBA. E-mail: jureneveloso.adv@bol.com.br.   

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Publicado

2018-08-01

Como Citar

ARAPIRACA, Mary de Andrade; BELTRÃO, Lícia Maria Freire; OLIVEIRA, Jurene Veloso dos Santos. AULAS DE PORTUGUÊS NA ERA DIGITAL: que dizem certos alunos?. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 5, p. 116–148, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p116. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5629. Acesso em: 18 abr. 2024.