PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM CONTEXTO QUILOMBOLA: uma perspectiva social, crítica e discursiva da linguagem
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p69Mots-clés :
Letramentos, Contexto Quilombola, Linguagem, EscolaRésumé
Esta pesquisa busca analisar práticas de letramento em um contexto quilombola, partindo de um contexto micro, a sala de aula, para um contexto macro, a comunidade, buscando compreender, em última instância, a inter-relação das práticas processadas nesses dois contextos. Como referência para a análise, adotamos as contribuições da Sociolinguística (Antunes, 2008; Bagno, 2002, 2007; Bortoni-Ricardo, 2005) e dos Estudos do Letramento (Kleiman, 1995; Rojo, 2009; Soares, 2003; Street, 2007, 2008; Street e Street, 2004; Tfouni, 2006), entre outros. Os resultados da pesquisa relevam que a forma como o grupo colaborador utiliza o letramento em sua vida diária varia conforme as diferentes concepções de leitura e escrita e de linguagem, bem como de acordo com os diferentes usos dos letramentos que se materializam nos diferentes domínios sociais da comunidade.
Téléchargements
Références
ALVES, Maria do Rosário. R. O ensino de gramática nas séries iniciais. In: BOR-TONI-RICARDO, Stella Maris [et al.] (orgs.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2013.
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BAGNO, Marcos. Língua materna, letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
_________________. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da varia-ção linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Socio-linguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
BRANDÃO, Maria Helena Nagamine (org.). Gêneros do discurso na escola: mi-to, cordel, discurso político, divulgação científica. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacio-nais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo, Scipione, 2009.
CASSANY, Daniel. Prácticas letradas contemporáneas: claves para su desar-rollo (s.d). Disponível em:<http://www.leer.es>Acesso em: 20 fevereiro de 2012.
FREIRE,Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática do-cente. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GNERRE, Maurizio. Linguagem, Escrita e Poder. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
IVANIC, Roz; MOSS, Wendy. La incorporación de las practicas de escritura de la comunidad en la educación. En: ZAVALA, V.; NIÑO-MURCIA, M,; AMES, P. (eds.). Escritura y sociedad. Nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Perú, 2004.
KLEIMAN, Angela. B. (org.) Os significados do letramento. Uma nova pers-pectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
MARCUSCHI, Luiz Antonio; DIONÍSIO, Angela Paiva (orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte. Autêntica, 2007.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
SANTOS, Edinei Carvalho. Práticas e eventos de letramento em uma comu-nidade remanescente de quilombolas: Mesquita. Brasília, 2014 (Dissertação de mestrado).
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003.
STREET, Brian. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos novos estudos do letramento. In: MAGALHÃES, Izabel (org.). Discursos e práticas de letramento. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012.
______________. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Revista de Filolo-gia Linguística Portuguesa da Universidade de São Paulo. São Paulo, n. 8, 2007.
______________. Nuevas alfabetizaciones, nuevos tiempos ¿Cómo describimos y enseñamos los conocimientos, las habilidades y los valores acordes con las for-mas de alfabetización que las personas necesitan para los nuevos tiempos? In: Revista Interamericana de Educación de Adultos. Patzcuário, n.2, jul-dic. 2008.
STREET, Brian; STREET, Joanna C. La escolarización de La literacidad. En: ZAVALA, V.; NIÑO-MURCIA, M,; AMES, P. (eds.). Escritura y sociedad. Nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Perú, 2004.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2006.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.