ÉTICA E JORNALISMO: na era da Pós-verdade

Auteurs-es

  • Miquel Rodrigo Alsina Universidade Pompeu Fabra
  • Laerte José Cerqueira da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p708

Mots-clés :

Ética, Jornalismo, pós-verdade, interesse público

Résumé

Jornalismo e ética precisam andar juntos. Este artigo é sobre essa relação que vive em constante duelo e aproximação. Com uma defesa clara de que separá-los, sob qualquer justificativa, é tornar essa prática legitimada pela sociedade mera produtora de conteúdo difuso. Em alguns casos, irresponsável e nocivo. Assim como pode fazer qualquer cidadão com acesso às novas tecnologias de comunicação e informação. Mais do que nunca se a pós-verdade ganha espaço, voltemos a discutir sobre a construção social da realidade sobre a proteção dos compromissos éticos com a informação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Miquel Rodrigo Alsina, Universidade Pompeu Fabra

Doutor. Professor Titular de Teoria da Comunicação na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona). Foi investigador no Centro de Investigação de Línguas e Estudos Semióticos (Universidade de Indiana), no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (Universidade de Saint Louis) e no Centro de Estudos sobre o Ativo e o Quotidiano (Universidade René Descartes - Paris V) E-mail: miquel.rodrigo@upf.edu.  

Laerte José Cerqueira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Letras pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba; especialista em Jornalismo Cultural pela FIP - Faculdades Integradas de Patos-PB; Graduado em Comunicação Social pela UFPB- habilitação Jornalismo. Pesquisador do Núcleo de Jornalismo e Contemporaneidade da UFPE. E-mail: professor.laertecerqueira@gmail.com.  

Références

AZNAR GÓMEZ, Hugo. Los códigos éticos no siven. Em Sala de Prensa: web para profesionales de la comunicación iberoamericanos, Universidad C. Herrera –CEU, Valência (ES), nº 75, ano 6, volume 3, 2005.

______. Los códigos éticos del periodismo y la responsabilidad de los profesionales. En Razón y Palabra: primera revista digital en Iberoamérica especializada en comunicología, Universidad C. Herrera –CEU, Valência (ES), nº 40, ano 9, 2004.

BERGER, Peter.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.

BILBENY, Nobert. La defensa del interés público por medio de uma información libre, veraz e justa. Barcelona: Periodismo Activo 2, 2012.

CABALLERO, Carlos. Ruiz; MASIP, Pere.M; MICÓ, Josep Lluís. La ética y el derecho de la información en los tiempos del postperiodismo. Congreso Internacional de Etica y Derecho de la Información, Valência (ES), 2007.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. A procupação com a ética: tradição e futuro. Jornalismo em perspectiva, UFSC, Florianópolis, 2007. Disponível: <https://monitorando.files.wordpress.com/2007/11/preocupacao-etica.pdf > Acesso em: 01 de jul. 2017.

CORNU, Daniel. Jornalismo e Verdade: para uma ética da informação. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

______. Da deontologia do jornalismo à ética da informação. In: PEIXINHO, Ana. CAMPONEZ, Carlos. VARGUES, Isabel. FIGUEIRA, João. (orgs). 20 anos de Jornalismo Contra a Indiferança. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

FERRÉS. Joán. Televisão e Educação. Porto Alegre: Arte Médicas, 1996.

GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do Jornalismo. Porto Alegre: Editora Tchê, 1987.

GUARESCHI, Pedrinho. A (org.) Os construtores da Informação: os meios de comunicação ideologia e ética. Petrópolis (RJ): Vozes, 2000.

KARAM, Francisco. A moral profissional e a ética jornalística. UFSC, Florianópolis, 2009. Disponível em:<https://monitorando.files.wordpress.com/2009/09/moral-profissional-e-etica-jornalistica.pdf > Acesso em: 01 de jul. 2017.

______. Jornalismo ética e liberdade. São Paulo (SP): Summus Editorial, 2014.

LIPPMANN, Walter. Opinião Pública. Petrópoles (RJ): Vozes: 2006.

MEDITSCH, Eduardo. O conhecimento do jornalismo. Florianópolis: Ed. UFSC, 1992.

PARK, Robert. A notícia como forma de conhecimento: um capítulo da sociologia do conhecimento. In: STEINBERG, C. (org.). Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1966.

RODRIGO-ALSINA, Miquel. A construção da notícia. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.

VIZEU, Alfredo. Jornalismo e Paulo Freire: o conhecimento do desvelamento. Revista Famecos, Porto Alegre, nº 3, v. 21, 2014.

_______. O telejornalismo como lugar de referência e a função pedagógica. Revista Famecos, Porto Alegre, nº 40, 2009.

VÁSQUEZ. Alfredo Sanchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileiro,2008.

Publié-e

2018-04-29

Comment citer

ALSINA, Miquel Rodrigo; SILVA, Laerte José Cerqueira da. ÉTICA E JORNALISMO: na era da Pós-verdade. Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 708–725, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p708. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5246. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II