ÉTICA E JORNALISMO: na era da Pós-verdade
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p708Mots-clés :
Ética, Jornalismo, pós-verdade, interesse públicoRésumé
Jornalismo e ética precisam andar juntos. Este artigo é sobre essa relação que vive em constante duelo e aproximação. Com uma defesa clara de que separá-los, sob qualquer justificativa, é tornar essa prática legitimada pela sociedade mera produtora de conteúdo difuso. Em alguns casos, irresponsável e nocivo. Assim como pode fazer qualquer cidadão com acesso às novas tecnologias de comunicação e informação. Mais do que nunca se a pós-verdade ganha espaço, voltemos a discutir sobre a construção social da realidade sobre a proteção dos compromissos éticos com a informação.
Téléchargements
Références
AZNAR GÓMEZ, Hugo. Los códigos éticos no siven. Em Sala de Prensa: web para profesionales de la comunicación iberoamericanos, Universidad C. Herrera –CEU, Valência (ES), nº 75, ano 6, volume 3, 2005.
______. Los códigos éticos del periodismo y la responsabilidad de los profesionales. En Razón y Palabra: primera revista digital en Iberoamérica especializada en comunicología, Universidad C. Herrera –CEU, Valência (ES), nº 40, ano 9, 2004.
BERGER, Peter.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.
BILBENY, Nobert. La defensa del interés público por medio de uma información libre, veraz e justa. Barcelona: Periodismo Activo 2, 2012.
CABALLERO, Carlos. Ruiz; MASIP, Pere.M; MICÓ, Josep Lluís. La ética y el derecho de la información en los tiempos del postperiodismo. Congreso Internacional de Etica y Derecho de la Información, Valência (ES), 2007.
CHRISTOFOLETTI, Rogério. A procupação com a ética: tradição e futuro. Jornalismo em perspectiva, UFSC, Florianópolis, 2007. Disponível: <https://monitorando.files.wordpress.com/2007/11/preocupacao-etica.pdf > Acesso em: 01 de jul. 2017.
CORNU, Daniel. Jornalismo e Verdade: para uma ética da informação. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
______. Da deontologia do jornalismo à ética da informação. In: PEIXINHO, Ana. CAMPONEZ, Carlos. VARGUES, Isabel. FIGUEIRA, João. (orgs). 20 anos de Jornalismo Contra a Indiferança. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
FERRÉS. Joán. Televisão e Educação. Porto Alegre: Arte Médicas, 1996.
GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do Jornalismo. Porto Alegre: Editora Tchê, 1987.
GUARESCHI, Pedrinho. A (org.) Os construtores da Informação: os meios de comunicação ideologia e ética. Petrópolis (RJ): Vozes, 2000.
KARAM, Francisco. A moral profissional e a ética jornalística. UFSC, Florianópolis, 2009. Disponível em:<https://monitorando.files.wordpress.com/2009/09/moral-profissional-e-etica-jornalistica.pdf > Acesso em: 01 de jul. 2017.
______. Jornalismo ética e liberdade. São Paulo (SP): Summus Editorial, 2014.
LIPPMANN, Walter. Opinião Pública. Petrópoles (RJ): Vozes: 2006.
MEDITSCH, Eduardo. O conhecimento do jornalismo. Florianópolis: Ed. UFSC, 1992.
PARK, Robert. A notícia como forma de conhecimento: um capítulo da sociologia do conhecimento. In: STEINBERG, C. (org.). Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1966.
RODRIGO-ALSINA, Miquel. A construção da notícia. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.
VIZEU, Alfredo. Jornalismo e Paulo Freire: o conhecimento do desvelamento. Revista Famecos, Porto Alegre, nº 3, v. 21, 2014.
_______. O telejornalismo como lugar de referência e a função pedagógica. Revista Famecos, Porto Alegre, nº 40, 2009.
VÁSQUEZ. Alfredo Sanchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileiro,2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.