BENEFÍCIOS PEDAGÓGICOS DO USO DE EQUIPAMENTOS CELULARES EM SALA DE AULA
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p536Mots-clés :
Telefone celular, aprendizagem significativa, estrutura cognitiva, representação socialRésumé
A utilização do telefone celular em sala de aula tem alcançado visibilidade diante de seu inadequado uso, que gera insatisfação tanto nos professores e equipe envolvida no órgão institucional quanto dos alunos. Em consideração a essa conjuntura a proposta da Aprendizagem Significativa vai ao encontro da necessidade apresentada através de uma dinâmica interacional que sugestiona um adequado uso do aparelho eletrônico. O presente artigo visa propostas de execução dos princípios contidos na teoria de Ausubel e Vygotsky. Foi constatado que os professores, depois de conscientizados, buscaram métodos além do estímulo-resposta. No entanto, barreiras como a não-estimulação da autonomia obtida na formação precisam ser superadas.
Téléchargements
Références
BAUM, W.M. Compreender o Behaviorismo. Porto Alegre: Artmed, 1999.
BAUMAN, Z. Vida para consumo. Rio de Janeiro: Jorge Hazar, 2008.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Da Educação. Brasília, DF: Senado Federal: Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm> Acesso em: 13 mar. 2017.
_______. Projeto de Lei n.º 331/2012. Disponível em: <http://sapl.al.to.gov.br/sapl/sapl_documentos/materia/31774_texto_integral>. Acesso em: 13 mar. 2017.
CIDADANIA. Dicionário Aurélio, 10 mar. 2017. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/cidadania>. Acesso em: 10 mar. 2017.
CIDADÃO. Dicionário Aurélio, 11 mar. 2017. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/cidadão>. Acesso em: 10 Mar. 2017.
DESENVOLVIMENTO. Dicionário Aurélio 11 mar. 2017.. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/desenvolvimento>. Acesso em: 10 mar. 2017.
QUALIFICAÇÃO. Dicionário Aurélio, 11 mar. 2017. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/qualificacao>. Acesso em: 11 mar. 2017.
CATANIA, A.C. (1999). Aprendizagem: comportamento e cognição. Porto Alegre: Artmed, 1999.
GARCIA, V. A. Um sobrevôo: o conceito de educação não-formal. In: PARK, M. B & FERNANDES, R. S. Educação não-formal: contextos, percursos e sujeitos. Campinas: Unicamp/CMU, set. 2005.
JORDÃO, F. História: a evolução do celular, 22 mai. 2009. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/celular/2140-historia-a-evolucao-do-celular.htm>. Acesso em: 13 mar. 2017.
KOHN, K; MORAES, C H. O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da sociedade da informação e da sociedade digital, 2 mai. 2007. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1533-1.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2017.
LANE, S T. M. O que é psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 2006.
LIBÂNEO, J C. Adeus professor; Adeus professora? Novas exigências educacionais e a profissão docente. São Paulo: Cortez, 1999, p. 22
LOPES, R C S. A relação professor aluno e o processo ensino aprendizagem. 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf> Acesso em: 13 mar. 2017.
MOREIRA, M A. Aprendizagem significativa. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. 129 p.
MOYSÉS, L. O desafio de saber ensinar. 2 ed. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 1995. 138 p.
SILVA, M G. O uso do aparelho em sala de aula, 2012. Disponível em: <http://www2.unifap.br/midias/files/2016/04/O-USO-DO-APARELHO-CELULAR-EM-SALA-DE-AULA-MARLEY-GUEDES-DA-SILVA.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.