AUTORIA DOCENTE NA WEB: produção e compartilhamento de registros reflexivos sobre práticas pedagógicas com tecnologias digitais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p435

Mots-clés :

Tecnologia educacional, registro reflexivo, formação de professores

Résumé

O registro reflexivo, documento produzido pelo professor para o registro de uma prática pedagógica realizada, é um instrumento que auxilia as reflexões do professor sobre sua atividade docente. Este estudo, de abordagem qualitativa, tem por objetivo apresentar as possibilidades de uso de diferentes ferramentas de autoria na web como espaços para a documentação e o compartilhamento desses registros, bem como a troca de experiências entre professores. Os dados foram produzidos no contexto de um curso de formação de professores a distância. Resultados mostram que a web é um espaço relevante e possível para o registro de práticas, possibilitando a articulação de texto, imagem, som e links. Entretanto, a vivência de discussão em rede entre os professores ainda precisa ser exercitada.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Patrícia Brandalise Scherer Bassano, Universidade Feevale

Doutorado em Informática da Educação (UFRGS). Mestrado em Educação (PUCRS). Graduada em Informática (UNISINOS). Email: patriciab@feevale.br.

Patricia Eltz, Universidade Feevale

Doutorado em Diversidade e Inclusão (FEEVALE). Mestrado em Educação (UFRGS). Graduada em Pedagogia (ULBRA).E-mail: patricia_eltz@yahoo.com.br.

Références

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

FUJIKAWA, Mónica Matie. O Registro como pretexto e como objeto de reflexão da prática pedagógica: um exercício de parceria entre coordenadora e professores. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo. Dissertação de Mestrado. 2004.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007

SALLA, Fernanda. Professor reflexivo. Revista Nova Escola. Ano 29. Nº 274. P.26-30. Agosto de 2014.

SANTOS, Vera Lúcia; COSTA, Cleide. A observação online como instrumento investigativo. Debates em Educação, vol. 7, n. 15, jul/dez 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1339/1568>. Acesso em: 20 abr. 2016

WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro. Rio de Janeiro, 1993.

WEFFORT, Madalena Freire. Observação, Registro e Reflexão: Instrumentos metodológicos. 2ed. Série Seminários. Espaço Pedagógico. Sem local. 1996.

ZABALZA, Miguel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.

______________. Diários de Aula: contributo para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Tradução: José Augusto Pacheco e José Machado, Portugal: Porto Editora, 1994.

Publié-e

2018-04-29

Comment citer

BASSANO, Patrícia Brandalise Scherer; ELTZ, Patricia. AUTORIA DOCENTE NA WEB: produção e compartilhamento de registros reflexivos sobre práticas pedagógicas com tecnologias digitais. Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 435–457, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p435. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4196. Acesso em: 22 nov. 2024.