EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS: sentidos e interações nos espaços de formação
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p487Mots-clés :
EstágioSupervisionado, Formação docente, Espaços de aprendizagem, SociossemióticaRésumé
Neste trabalho discutimos a trajetória de um grupo de acadêmicos, do curso de letras, nas atividades práticas da disciplina Estágio Supervisionado, destacando como ocorrem as interações no percurso entre a universidade e a escola campo. Na perspectiva discente, analisamos a formação inicial do professor, os momentos nos quais as experiências foram mais significativas nos espaços de aprendizagem, considerando as relações contratuais e polêmicas referentes às atividades vinculadas ao estágio, como: orientação teórica, processo burocrático, planejamento e docência. Com base nos relatos de relatos de experiência gerados por meio de entrevistas semiestruturadas, que constituem nosso corpus, analisamos como os espaços de aprendizagem se constituem coadjuvantes nas experiências docentes, com potencialidades para interferir na construção de concepções em relação à profissão escolhida. Para tanto, embasamo-nos nas discussões sobre as interações no espaço em uso na perspectiva da sociossemiótica, considerando as proposições em torno da problemática do espaço.
Téléchargements
Références
AUGÉ, M. Para que vivemos. Lisboa: 90º, 2007.
DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação. São Paulo: Ática, 1996.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto 2008.
GREIMAS, A. J Semiótica e ciências sociais. Trad. NUTIRNI, A. L. S. São Paulo: Cultrix, 1981.
HAMMAD, M.; ARANGO, S. ; DE KUYPER, E. POPPE, E. O espaço do seminário. EntreLetras, v. 7, n. 2, 2016.
LANDOWSKI, E. Regimes do espaço. Galáxia (São Paulo, Online), n. 29, p. 10-27, jun. 2015.
_________. Interações arriscadas. Trad. Luíza Helena da Silva. São Paulo: Estação das Letras e das Cores; CPS, 2014
_________. Sociossemiótica: uma teoria geral do sentido. Galaxia (São Paulo, Online), n. 27, p. 10-20, jun. 2014.
_____________. Aquém ou além das estratégias, a presença contagiosa: documentos do Centro de Pesquisas Sociossemióticas – 3. São Paulo: CPS, 2005.
______________. Para uma semiótica do sensível, Tradução revisada e adaptada pelo autor a partir do original, “Pour une sémiotique sensible”, Passions sans nom, Essais de socio-sémiotique III, Paris, Presses Universitaires de France, 2004, cap. II.
LIMA, G. D.; SILVA, L. H. O. Imagens da escola na perspectiva de docentes em formação: uma leitura semiótica. In: SILVA, L. H. O; MELO, M. A.; OLIVEIRA, L. R. P. F.. (Orgs.). Ensino de língua e literatura: pesquisas na pós-graduação. Palmas: EDUFT, 2014, p. 121-144.
SANTOS, M. A Natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção .4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
___________ . Metamorfose do espaço habitado. 3.ed. São Paulo: Hucitec, 1994.
OLIVEIRA, A. C. São Paulo privado e público: abordagem sociossemiótica. São Paulo. Estações das Letras e Cores e CPS Editora, 2014.
SILVA, M. L. S. F. Estágio curricular: contribuições para o redimensionamento de sua prática. Natal, RN: EDUFRN, 2005a.
SILVA, L. H. O. O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica. Raído, Dourados, MS, v.8 , n.15, jan./jun. 2014b.
TOCANTINS. Termo de Convênio, Nº 29/2016, SEDUC/UFT. Diário Oficial do Estado do Tocantins Nº 4.741 de 11 de novembro de 2016.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência: trad. Lívia de Oliveira – São Paulo: DIFEL, 1983.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.