LE CINEMA AFRICAIN TISSANT DES RÉSEAUX ÉDUCATIFS ET DE SUJETS DANS LA FORMATION D'ENSEIGNANTS DANS LA MUNICIPALITÉ DE JUIZ DE FORA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p557

Mots-clés :

, cinema africano, educação, redes educativas, arte.

Résumé

Ao fruir um filme a convite de um ou uma cineasta, saímos sempre dessa experiência com algo novo dentro de nós. Isso porque, durante o mergulho na(s) história(s) tramada(s) pelas imagens, estas também nos penetram profundamente. Conectam-se as redes presentes dentro de nós, sacudindo-as e tecendo novos fios. É para a descoberta de alguns desses fios que este texto convida o leitor. Origina-se de uma pesquisa de doutorado em curso, que objetiva, por meio da perspectiva histórico-cultural, apreender uma ou possíveis contribuições do cinema africano para o ensino da história do continente africano e da abordagem de suas culturas em salas de aula. Trata-se de reflexões iniciais tecidas a partir de um recorte do campo de pesquisa procurando enxergar as redes evidenciadas – pelo encontro das praticantes – em torno do cinema africano.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Senakpon Fabrice Fidèle Kpoholo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Educação (UERJ). Mestrado em Educação (UERJ). Graduação em Geografia e Planejamento Territorial pela Université d’Abomey-Calavi (UAC, Benin). E-mail: fabrice19882000@yahoo.fr.

Maria Teresa de Assunção Freitas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). E-mail: freitas.mteresa@gmail.com.

Références

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Rio de Janeiro: Faperj, 2012.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de; Garcia, Alexandra. O cinema:redes de prazeres e aprendizagens em imagenssons móveis. Quaestio, Sorocaba, v.18, n.1, p. 117-134, maio 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez editora, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez editora, 2010.

VIGOSTKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fonte, 2009.

Publié-e

2018-08-01

Comment citer

KPOHOLO, Senakpon Fabrice Fidèle; FREITAS, Maria Teresa de Assunção. LE CINEMA AFRICAIN TISSANT DES RÉSEAUX ÉDUCATIFS ET DE SUJETS DANS LA FORMATION D’ENSEIGNANTS DANS LA MUNICIPALITÉ DE JUIZ DE FORA. Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 557–578, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p557. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4143. Acesso em: 22 nov. 2024.