TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO LABORAL: o que a internet tem a oferecer?

Auteurs-es

  • Graciela Fagundes Rodrigues Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Kátia Soares Coutinho Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p54

Mots-clés :

Internet, Pessoa com Deficiência, Mercado de Trabalho, Tecnologia Assistiva, Inclusão Laboral

Résumé

Este artigo apresenta a Tecnologia Assistiva (TA) como área de conhecimento, que envolve tanto serviços quanto recursos, potencializando ações cotidianas e laborais de pessoas com deficiência. Sob a perspectiva da educação ao longo da vida, a internet desponta como uma rica fonte de informações que pode subsidiar os processos inclusivos no ambiente laboral, mas ainda é pouco utilizada, como foi apontado pelos 7 sujeitos, gerentes de recursos humanos de 7 empresas de grande porte localizadas no Rio Grande do Sul. Utilizou-se a metodologia de cunho qualitativo com entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Os resultados apontam que uma plataforma que divulgue, de forma colaborativa, a TA já em uso no ambiente laboral, pode auxiliar as empresas no cumprimento da Lei de Cotas.

PALAVRAS-CHAVE: Internet; Pessoa com Deficiência; Mercado de Trabalho; Tecnologia Assistiva; Inclusão Laboral.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Graciela Fagundes Rodrigues, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutora em Educação (UFRGS). Mestre em Educação (UFRS). Graduada dem Educação Especial (UFSM). Email: Graciela.rodrigues@iffarroupilha.edu.br.

Kátia Soares Coutinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.

Bibliotecaria (FABICO/UFRGS), Especialista em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (FABICO/UFRGS) Mestra em Educação - PPGEDU/UGRGS, doutoranda em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS). E-mail: katsoarescoutinho@gmail.com. 

Références

Referências

BARROS, R.; MONTEIRO, A. R.; MOREIRA, J. A. M. Revista Brasileira de Estudos

Pedagógicos. (online), Brasília, v. 95, n. 241, p. 544-566, set./dez. 2014. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/3028/pdf>. Acesso em: 05 set. 2017.

BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: CEDI, 2008. Disponível em: <http://200.145.183.230/TA/4ed/material_apoio/modulo2/M2S1A5_Introducao_TA_Rita_Bersch.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2017.

______. Tecnologia Assistiva. In: SCHIRMER, Carolina Rizzotto et al. Atendimento Educacional Especializado: deficiência física. São Paulo: MEC/SEEP, 2007.

BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Brasília: CORDE, 2009.

______. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Presidência da República; Casa Civil. Brasília, DF, 2015.

______. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Revista da Educação Especial. Brasília: v.4, n. 1, p. 9-17, jan./jun. 2008.

CORRADINI, S. N.; MIZUKAMI, M. da G. N. Formação Docente: o profissional da sociedade contemporânea. Revista Êxitus, v. 1, n. 1, p. 53-62, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/205/192>. Acesso em: 02 jul. 2017.

DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília, DF, MEC: UNESCO, 1998.

GALVÃO FILHO, T. A. A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade. Salvador: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - FACED/UFBA, v. 2, n. 1, p. 25-42, jan./jun. 2013.

KNAPPER, C. K.; CROPLEY, A. Lifelong Learning in Higher Education. London: Kogan Page, 2000.

MAIOR, I. de L. Quem são as pessoas com deficiência: novo conceito trazido pela convenção da ONU. Revista Científica Virtual da Escola Superior de Advocacia da OAB-SP, São Paulo, n. 20, p. 32-43, 2015.

MANZINI, E. J. Tecnologia Assistiva para Educação: recursos pedagógicos adaptados. In: Ensaios Pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, 2005.

MINAYO, M. C. de S. (Org.); DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

MORAES, R. Uma Tempestade de Luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

PALFREY, J.; GASSER, U. Nascidos na Era Digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre, Artmed, 2011.

PINTO, Á. V. O Conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005, v. 1.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, MCB University Press, v. 9, n. 5, Oct. 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2017.

SARTORETTO, M. L. BERSCH, R. Categorias de Tecnologia Assistiva. In: ______. Assistiva: tecnologia e educação. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html#categorias>. Acesso em 29 ago. de 2017.

VIANA, J.; COSTA, F. A.; PERALTA, H. Aprendizagens Pessoais em Contextos Informais: oportunidades criadas pela internet. Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 4, p. 190-231, jul./set. 2017. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/352

/9782>. Acesso em: 02 ago. 2017.

VILLAS-BOAS, S. et al. A Educação Intergeracional no Quadro da Educação ao Longo da Vida: desafios intergeracionais, sociais e pedagógicos. Investigar em Educação, série 2, n. 5, 2016. Disponível em: <http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/114/113>. Acesso

em: 05 ago. 2017.

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas: Fundamentos de defectología. Tomo V. Madrid: Visor, 1997.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e método. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publié-e

2018-04-29

Comment citer

RODRIGUES, Graciela Fagundes; SOARES COUTINHO, Kátia. TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO LABORAL: o que a internet tem a oferecer?. Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 54–84, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p54. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4112. Acesso em: 22 nov. 2024.