O FADO NA CIBERCULTURA: Identidade e memória luso-brasileira em plataformas digitais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p191

Mots-clés :

Fado, Identidade luso-brasileira, cibercultura, memória, história do tempo presente

Résumé

Este trabalho propõe-se a observar uma pequena série de espaços virtuais - blogs e plataformas digitais - destacando elementos alusivos ao fado, gênero musical característico da nacionalidade portuguesa, como referência a identidade da comunidade luso-brasileira nestes ambientes. De caráter exploratório, esta breve análise apóia-se na perspectiva da história do tempo presente, enfatizando aspectos relacionados a dimensão da memória, usos do passado e acervos digitais. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Márcia Ramos de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra e Graduada em História pela mesma instituição. Professora do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina e docente nos programas de Pós-Graduação em História e no Mestrado Profissional em Ensino de História na mesma instituição. E-mail: marciaroliveira50@gmail.com

Igor Lemos Moreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrando em História (UDESC). Pesquisador do Laboratório de Imagem e Som (LIS). E-mail: igorlemoreria@gmail.com

Lucas Txai Medeiros da Fonceca, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduando em História (Licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisador do Laboratório de Imagem e Som (LIS). E-mail: txaifonceca@gmail.com.

Références

BRESCIANO, Juan Andrés. La documentatación eletronónica y el estudio del presente: possibilidades e desafios. In: _ (Comp). El tiempo Presente como campo historigráfico. Ensayos teóricos y estudios de casos. Montevideo: Ediciones Cruz del Sur, 2010.

DOSSE, François. Renascimento do acontecimento. São Paulo: Ed. da UNESP, 2013.

FICO, Carlos. Brasil: A transição inconclusa. In: FICO, Carlos; ARAUJO, Maria Paula; GRIN, Monica. Violência na história: memória, trauma e reparação. Rio de Janeiro: Ponteio. 2012.

FRYDBERG, Marina Bay. Pensando as Dinâmicas de Transmissão do Choro, do Samba e do Fado Hoje. Sociologia em Rede, v. 6, p. 143-164, 2016.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Depois de 1945: latência como origem do presente. São Paulo: Editora da UNESP, 2014.

HARTOG, François. Regimes de Historicidade: Presentismo e Experiências do Tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismo, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre a História. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. PUC-RJ, 2014.

LIDDINGTON, Jill. O que é História Pública? In: ALMEIDA. Juniele Rabêlo; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (Orgs.). Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2012.

ROUSSO, Henry. A história do Tempo Presente, vinte anos depois. In: PORTO JR., Gilberto (Org.) História do Tempo Presente. Bauru: EDUSC, 2007, p. 277 - 296.

________. A última catástrofe: a história, o presente, o contemporâneo. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2016.

SARDO, Susana. Fado, Folclore e Canção de Protesto em Portugal: repolitização e (consentimento) estético em contextos de ditadura e democracia. In: Debates (UNIRIO). n. 12. p. 63-77, jun. 2014.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Direito pós-faustico: por um tribunal como espaço de rememoração e elaboração dos traumas sociais. In: FICO, Carlos; ARAUJO, Maria Paula; GRIN, Monica. Violência na história: memória, trauma e reparação. Rio de Janeiro: Ponteio. 2012.

SERRA, Joaquim Paulo. Os blogs como meios de comunicação política. In: Novos Olhares: Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos. v. 4, n. 1 (2015)

VALENTE, Heloísa (Org.) Trago o fado nos sentidos. Cantares de um imaginário atlântico. São Paulo: Letra e Voz, 2013.

Publié-e

2017-08-01

Comment citer

DE OLIVEIRA, Márcia Ramos; LEMOS MOREIRA, Igor; FONCECA, Lucas Txai Medeiros da. O FADO NA CIBERCULTURA: Identidade e memória luso-brasileira em plataformas digitais. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 191–215, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p191. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3799. Acesso em: 22 nov. 2024.