FADO IN CIBERCULTURA: Identity and Luso-Brazilian memory in digital platforms
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p191Keywords:
Fado, Portuguese-Brazilian identity, Cyberculture, memory, History of the present timeAbstract
This work proposes to observe a small series of virtual spaces - blogs and digital platforms - highlighting elements allusive to fado, musical genre characteristic of Portuguese nationality, as a reference to the identity of the Portuguese-Brazilian community in these environments. Of exploratory nature, this brief analysis is based on the perspective of the history of the present time, emphasizing aspects related to memory dimension, past uses and digital collections.
Downloads
References
BRESCIANO, Juan Andrés. La documentatación eletronónica y el estudio del presente: possibilidades e desafios. In: _ (Comp). El tiempo Presente como campo historigráfico. Ensayos teóricos y estudios de casos. Montevideo: Ediciones Cruz del Sur, 2010.
DOSSE, François. Renascimento do acontecimento. São Paulo: Ed. da UNESP, 2013.
FICO, Carlos. Brasil: A transição inconclusa. In: FICO, Carlos; ARAUJO, Maria Paula; GRIN, Monica. Violência na história: memória, trauma e reparação. Rio de Janeiro: Ponteio. 2012.
FRYDBERG, Marina Bay. Pensando as Dinâmicas de Transmissão do Choro, do Samba e do Fado Hoje. Sociologia em Rede, v. 6, p. 143-164, 2016.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Depois de 1945: latência como origem do presente. São Paulo: Editora da UNESP, 2014.
HARTOG, François. Regimes de Historicidade: Presentismo e Experiências do Tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismo, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre a História. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. PUC-RJ, 2014.
LIDDINGTON, Jill. O que é História Pública? In: ALMEIDA. Juniele Rabêlo; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (Orgs.). Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2012.
ROUSSO, Henry. A história do Tempo Presente, vinte anos depois. In: PORTO JR., Gilberto (Org.) História do Tempo Presente. Bauru: EDUSC, 2007, p. 277 - 296.
________. A última catástrofe: a história, o presente, o contemporâneo. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2016.
SARDO, Susana. Fado, Folclore e Canção de Protesto em Portugal: repolitização e (consentimento) estético em contextos de ditadura e democracia. In: Debates (UNIRIO). n. 12. p. 63-77, jun. 2014.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Direito pós-faustico: por um tribunal como espaço de rememoração e elaboração dos traumas sociais. In: FICO, Carlos; ARAUJO, Maria Paula; GRIN, Monica. Violência na história: memória, trauma e reparação. Rio de Janeiro: Ponteio. 2012.
SERRA, Joaquim Paulo. Os blogs como meios de comunicação política. In: Novos Olhares: Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos. v. 4, n. 1 (2015)
VALENTE, Heloísa (Org.) Trago o fado nos sentidos. Cantares de um imaginário atlântico. São Paulo: Letra e Voz, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.