AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO AGENTES DE INTEGRAÇÃO DO CURRÍCULO COM A GLOCALIDADE

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p387

Mots-clés :

tecnologia educativa, educomunicação, currículo escolar, audiovisual, ecossistema comunicativo

Résumé

A partir de um estudo de caso qualitativo sobre o programa de extensão Educom.Cine, que promoveu a produção audiovisual no ensino fundamental, refletimos sobre a possibilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se configurarem como a espinha dorsal de um currículo mais atento aos processos de integração da escola com sua localidade. Nesta perspectiva, a escola se tornaria o centro de gerenciamento de diversos canais comunitários de comunicação, onde a produção escolar seria vinculada e publicizada à toda a comunidade. Esta se configuraria em uma proposta de integrar o uso das TIC no ambiente escolar com seu uso não-formal, estimulando os estudantes a agir no local (bairro) pensando também no global, numa perspectiva glocal.

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Bento Duarte Silva, Universidade do Minho - UMinho

Bento Duarte da Silva é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Doutorado em Educação, na área da Tecnologia Educativa. Atualmente, é Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa. Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação e Psicologia (2003-2010) e Vice-Presidente do Instituto de Educação (2010-2013). É membro do Centro de Competência da UMinho para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (TICE). Desenvolve atividades de docência, pesquisa e orientação nos Programas de Mestrado e de Doutoramento na área de Tecnologia Educativa. É Autor de diversos trabalhos de investigação sobre Tecnologia e Comunicação Educacional, recaindo os seus atuais interesses de investigação na conceção, desenvolvimento e avaliação de estratégias para a integração das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na Educação, particularmente na Educação Online.

Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Pedagogia da UDESC.É sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação, coordena o Laboratório de Mídias e Práticas Educativas - LAMPE/FAED/UDESC. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, com ênfase em tecnologia educacional e formação de professores. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação e educação, educomunicação, mídia e educação, ecossistemas comunicativos. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (EducomFloripa), CNPq/UDESC.

Rafael Gué Martini, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professor da área de Educação e Comunicação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Educação a Distância (CEAD). Coordenador do Laboratório de Educação Linguagem e Arte (LELA/UDESC), onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão na área da Educomunicação e do Audiovisual. Formado em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo e Mestre em Educação, na linha Educação, Comunicação e Tecnologia, pela (UDESC). Doutorando em Educação da Universidade do Minho (PT), na linha Tecnologia Educativa. Profissional multimídia do campo da Educomunicação que atua no planejamento, gestão de projetos, treinamento e produção de conteúdos (textuais, hipertextuais e audiovisuais) para diversos clientes - principalmente da área socioambiental. Diretor de Fotografia para documentários, vídeos educativos, videoclipes e DVDs.Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Educomunicação, Tecnologia Educativa, Educação a Distância, Comunicação Comunitária e Audiovisual.

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Publié-e

2017-07-01

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SILVA, Bento Duarte; SARTORI, Ademilde Silveira; MARTINI, Rafael Gué. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO AGENTES DE INTEGRAÇÃO DO CURRÍCULO COM A GLOCALIDADE. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 387–406, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p387. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3493. Acesso em: 19 déc. 2024.

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Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático