THE INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES AS AGENTS OF INTEGRATION OF THE CURRICULUM WITH GLOCALITY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p387

Keywords:

educational technology, educommunication, school curriculum, communicative ecosystem, audio-visual

Abstract

Based on a qualitative case study on the Educom.Cine extension program, which promoted audiovisual production in elementary education, we reflected on the possibility of Information and Communication Technologies (ICT) becoming the backbone of a more attentive curriculum to the processes of integration of school with its locality. In this perspective, school would become the center of management of several community communication channels, where school production would be linked and publicized to the whole community. This would be part of a proposal to integrate the use of ICT in school environment with its non-formal use, stimulating the students to act in the local (neighborhood) considering also the global, in a glocal perspective.

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Author Biographies

Bento Duarte Silva, Universidade do Minho - UMinho

Bento Duarte da Silva é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Doutorado em Educação, na área da Tecnologia Educativa. Atualmente, é Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa. Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação e Psicologia (2003-2010) e Vice-Presidente do Instituto de Educação (2010-2013). É membro do Centro de Competência da UMinho para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (TICE). Desenvolve atividades de docência, pesquisa e orientação nos Programas de Mestrado e de Doutoramento na área de Tecnologia Educativa. É Autor de diversos trabalhos de investigação sobre Tecnologia e Comunicação Educacional, recaindo os seus atuais interesses de investigação na conceção, desenvolvimento e avaliação de estratégias para a integração das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na Educação, particularmente na Educação Online.

Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Pedagogia da UDESC.É sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação, coordena o Laboratório de Mídias e Práticas Educativas - LAMPE/FAED/UDESC. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, com ênfase em tecnologia educacional e formação de professores. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação e educação, educomunicação, mídia e educação, ecossistemas comunicativos. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (EducomFloripa), CNPq/UDESC.

Rafael Gué Martini, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professor da área de Educação e Comunicação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Educação a Distância (CEAD). Coordenador do Laboratório de Educação Linguagem e Arte (LELA/UDESC), onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão na área da Educomunicação e do Audiovisual. Formado em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo e Mestre em Educação, na linha Educação, Comunicação e Tecnologia, pela (UDESC). Doutorando em Educação da Universidade do Minho (PT), na linha Tecnologia Educativa. Profissional multimídia do campo da Educomunicação que atua no planejamento, gestão de projetos, treinamento e produção de conteúdos (textuais, hipertextuais e audiovisuais) para diversos clientes - principalmente da área socioambiental. Diretor de Fotografia para documentários, vídeos educativos, videoclipes e DVDs.Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Educomunicação, Tecnologia Educativa, Educação a Distância, Comunicação Comunitária e Audiovisual.

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Published

2017-07-01

How to Cite

SILVA, Bento Duarte; SARTORI, Ademilde Silveira; MARTINI, Rafael Gué. THE INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES AS AGENTS OF INTEGRATION OF THE CURRICULUM WITH GLOCALITY. Observatory Journal, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 387–406, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p387. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3493. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático