TECNOLOGÍAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN COMO AGENTES DE INTEGRACIÓN CURRICULAR CON LA GLOCALIDAD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p387

Palabras clave:

tecnología educacional, comunicación educativa, currículo, ecosistema de comunicacíon, audiovisual

Resumen

A partir de un estudio de caso cualitativo del programa de extensión Educom.Cine, que promovió la producción audiovisual en la escuela primaria, se reflexiona sobre la posibilidad de que las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) si configuren como columna vertebral de un currículo más atento a cerca de los procesos de integración de la escuela con su localidad. En esta perspectiva, la escuela se converte en el centro de la gestión de los canales comunitarios de comunicación, donde la producción de la escuela sea divulgada a toda la comunidad. Esto se configura en una propuesta para integrar el uso de las TIC en el entorno escolar con su uso no formal, estimulando los estudiantes para tomar medidas en nivel local (bairros) y también a pensar globalmente, en una perspectiva glocal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bento Duarte Silva, Universidade do Minho - UMinho

Bento Duarte da Silva é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Doutorado em Educação, na área da Tecnologia Educativa. Atualmente, é Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa. Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação e Psicologia (2003-2010) e Vice-Presidente do Instituto de Educação (2010-2013). É membro do Centro de Competência da UMinho para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (TICE). Desenvolve atividades de docência, pesquisa e orientação nos Programas de Mestrado e de Doutoramento na área de Tecnologia Educativa. É Autor de diversos trabalhos de investigação sobre Tecnologia e Comunicação Educacional, recaindo os seus atuais interesses de investigação na conceção, desenvolvimento e avaliação de estratégias para a integração das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na Educação, particularmente na Educação Online.

Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Pedagogia da UDESC.É sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação, coordena o Laboratório de Mídias e Práticas Educativas - LAMPE/FAED/UDESC. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, com ênfase em tecnologia educacional e formação de professores. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação e educação, educomunicação, mídia e educação, ecossistemas comunicativos. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (EducomFloripa), CNPq/UDESC.

Rafael Gué Martini, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professor da área de Educação e Comunicação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Educação a Distância (CEAD). Coordenador do Laboratório de Educação Linguagem e Arte (LELA/UDESC), onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão na área da Educomunicação e do Audiovisual. Formado em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo e Mestre em Educação, na linha Educação, Comunicação e Tecnologia, pela (UDESC). Doutorando em Educação da Universidade do Minho (PT), na linha Tecnologia Educativa. Profissional multimídia do campo da Educomunicação que atua no planejamento, gestão de projetos, treinamento e produção de conteúdos (textuais, hipertextuais e audiovisuais) para diversos clientes - principalmente da área socioambiental. Diretor de Fotografia para documentários, vídeos educativos, videoclipes e DVDs.Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Educomunicação, Tecnologia Educativa, Educação a Distância, Comunicação Comunitária e Audiovisual.

Citas

AMIGUINHO, Abílio. Cooperação e colaboração das escolas com a comunidade. Lisboa. 2017 (informação verbal). Mesa-redonda realizada no XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal em 02 de fev. de 2017.

BARROSO, João. O estudo da escola: balanço e perspectivas. Lisboa. 2017 (informação verbal). Conferência realizada no XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal em 02 de fev. de 2017.

BENTES, I.. Imaginários periféricos e vidas-linguagens: formação audiovisual livre. In BARBOSA, M. C. S.; SANTOS, M. A. dos (orgs.). Escritos de Alfabetização Audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.

CITELLI, A. O.. Comunicação e educação: implicações contemporâneas. In CITELLI, A. O.; COSTA, M. C. Castilho (Orgs.), Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. p. 59–76.

CLOUTIER, J.. A Era de EMEREC ou a Comunicação Áudio-scripto-visual na hora dos self media. Lisboa: Instituto de Tecnologia Educativa, 1975.

DELORS, J. (coord.). Educação, Um Tesouro a Descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Editora Cortez, 1998.

FAURE, E. (coord.). Aprender a ser. Lisboa: Livraria Bertrand, 1974.

FREINET, Célestin. As técnicas Freinet da escola moderna. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed.. São Paulo: Cortez, 1988.

KAPLÚN, M.. El comunicador popular. Buenos Aires: Lumen-humanitas, 1996.

KAPLÚN, M.. Processos educativos e canais de comunicação. In: CITELLI, A. O.; COSTA, M. C. Castilho (orgs.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. p.175 – 186.

MARTINI, R. G.. Gestão Comunitária de Comunicação. UNIRevista, São Leopoldo, Vol. 1, n. 3, jul. 2006.

ONU Brasil. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em <https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>. Acessado em 14 de março de 2017.

PERUZZO, C. M. K.. Desafios da Comunicação Popular e Comunitária na Cibercultur@: Aproximação à proposta de Comunidade Emergente de Conhecimento Local. Ciberlegenda, Rio de Janeiro, n. 25, 2012.

PÉREZ TORNERO, José M.. La emergencia de la alfabetización mediática e informacional: Un nuevo paradigma para las políticas públicas y la investigación. Revista TELOS (Cuadernos de Comunicación e Innovación), 4–7, 2015.

SANTOS, B. de S.. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. V.1. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

SILVA, B.. A Glocalização da Educação: da escrita às comunidades de aprendizagem. In: O particular e o global no virar do milénio: cruzar saberes em educação. Actas do 5º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2002. p. 779-788.

SILVA, B.. Educação e Comunicação. Braga: CEEP- Universidade do Minho, 1998.

SILVA, B.; TEIXEIRA, M.. A Educomunicação do Rádio. In TORRES, P. L. (org.). Tecnologias Digitais para Produção do Conhecimento no Ciberespaço. Curitiba: SENAR - PR, 2015. p. 108-123.

SOARES, I.. Educomunicação: As perspectivas do reconhecimento de um novo campo de intervenção social: o caso dos Estados Unidos. EccoS Rev. Cient., UNINOVE, São Paulo, v. 2, n. 2, p.61-80, dez. 2000.

SOARES, I. de O.. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

VIZER, E. A.; CARVALHO, H.. Comunicación y socioanálisis en comunidades y organizaciones sociales. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, n. 11, ano 6, 148–157, Jul./Dez. 2009.

WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013.

Publicado

2017-07-01

Cómo citar

SILVA, Bento Duarte; SARTORI, Ademilde Silveira; MARTINI, Rafael Gué. TECNOLOGÍAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN COMO AGENTES DE INTEGRACIÓN CURRICULAR CON LA GLOCALIDAD. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 387–406, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p387. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3493. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático