POLÊMICAS CONTEMPORÂNEAS: formando professores ativistas comprometidos com a sociedade
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p32Mots-clés :
formação de professores, redes sociais, TICs, ensino de graduação, universidadeRésumé
O artigo apresenta a experiência do componente curricular Polêmicas Contemporâneas oferecido pela Faculdade de Educação para todos os graduandos da Universidade Federal da Bahia(UFBA), com especial ênfase, aos alunos das licenciaturas. Na primeira parte é apresentada uma reflexão teórica sobre os desafios trazidos pelo contemporâneo a partir de uma análise da presença das tecnologias da informação e comunicação na sociedade. Discute-se os desafios para a universidade e as tentativas de reformulação curricular dos cursos de graduação. Num segundo momento, o artigo apresenta e analisa a experiência de Polêmicas Contemporâneas, que é uma componente curricular que se desenvolve de forma ampliada e aberta, com forte participação da sociedade, possibilitando uma interação entre esta a e universidade, seja através da presença física nos debates, seja pelo uso intenso das tecnologias de informação e comunicação, consideradas nesse projeto como fundantes. Os temas debatidos são definidos no inicio pelos próprios alunos, e para os debates são convidados acadêmicos e não acadêmicos, da própria UFBA ou de qualquer outro espaço social, de modo a suscitar reflexões em torno de temáticas que articulam as diversas áreas do conhecimento, passando obviamente pela educação, mas se ampliando para as ciências, as culturas e as políticas publicas. Polêmicas busca, complementarmente, articular de forma intensa a pesquisa, a extensão e o ensino, especialmente o de graduação, pelo seu potencial de formar professores, em todas as áreas. Ao final, reflete-se sobre a possibilidade de contribuir com a formação dos futuros professores com um pequeno gérmen, uma semente de insatisfação com o instituído na busca de construir uma formação de professores ativistas comprometidos com a sociedade.
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