POLÊMICAS CONTEMPORÂNEAS: formando professores ativistas comprometidos com a sociedade

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p32

Mots-clés :

formação de professores, redes sociais, TICs, ensino de graduação, universidade

Résumé

O artigo apresenta a experiência do componente curricular Polêmicas Contemporâneas oferecido pela Faculdade de Educação para todos os graduandos da Universidade Federal da Bahia(UFBA), com especial ênfase, aos alunos das licenciaturas. Na primeira parte é apresentada uma reflexão teórica sobre os desafios trazidos pelo contemporâneo a partir de uma análise da presença das tecnologias da informação e comunicação na sociedade. Discute-se os desafios para a universidade e as tentativas de reformulação curricular dos cursos de graduação. Num segundo momento, o artigo apresenta e analisa a experiência de Polêmicas Contemporâneas, que é uma componente curricular que se desenvolve de forma ampliada e aberta, com forte participação da sociedade, possibilitando uma interação entre esta a e universidade, seja através da presença física nos debates, seja pelo uso intenso das tecnologias de informação e comunicação, consideradas nesse projeto como fundantes. Os temas debatidos são definidos no inicio pelos próprios alunos, e para os debates são convidados acadêmicos e não acadêmicos, da própria UFBA ou de qualquer outro espaço social, de modo a suscitar reflexões em torno de temáticas que articulam as diversas áreas do conhecimento, passando obviamente pela educação, mas se ampliando para as ciências, as culturas e as políticas publicas. Polêmicas busca, complementarmente, articular de forma intensa a pesquisa, a extensão e o ensino, especialmente o de graduação, pelo seu potencial de formar professores, em todas as áreas. Ao final, reflete-se sobre a possibilidade de contribuir com a formação dos futuros professores com um pequeno gérmen, uma semente de insatisfação com o instituído na busca de construir uma formação de professores ativistas comprometidos com a sociedade.

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Publié-e

2017-07-01

Comment citer

PRETTO, Nelson De Luca. POLÊMICAS CONTEMPORÂNEAS: formando professores ativistas comprometidos com a sociedade. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 32–55, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p32. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3447. Acesso em: 19 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático