A PRÁTICA EXTENSIONISTA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: esforços em prol de uma história pública

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p337

Mots-clés :

Extensão universitária, Educação Patrimonial, História Pública.

Résumé

O presente artigo trata das possibilidades de perceber ações extensionistas universitárias enquanto via para a construção coletiva e plural do conhecimento histórico, dialogando com as proposições da História Pública. Para tal, explanaremos sobre as ações que envolvem o curso de Bacharelado em História da Universidade Federal do Cariri, sediado em Icó-CE, e a comunidade local. Por meio das ações de extensão, temos empreendido esforços que buscam debater experiências e leituras, bem como atividades práticas voltadas à população em torno de questões relacionadas à Educação Patrimonial. Essas oportunidades têm trazido à tona o debate sobre o processo de patrimonialização de bens locais, evidenciando demandas variadas por parte da comunidade e do corpo discente do curso de História.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Cícera Patrícia Alcântara Bezerra, Universidade Federal do Cariri

Professora substituta de História da Universidade Federal do Cariri. Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco.  E-mail: <patyalcantara11@hotmail.com>

Jucieldo Ferreira Alexandre, Universidade Federal do Cariri

Professor de História da Universidade Federal do Cariri. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Coordena, junto com a Profª. Priscilla Régis Cunha de Queiroz, a ação de extensão “Entre as páginas da história do Icó: oficinas sobre fontes históricas e educação patrimonial”.  E-mail: <jucieldo.alexandre@ufca.edu.br>.

Priscilla Régis Cunha de Queiroz, Universidade Federal do Cariri

Professora de História da Universidade Federal do Cariri. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Coordenou a ação de extensão “Diálogos Sobre o Patrimônio”. E-mail: <priscilla.queiroz@ufca.edu.br>.

Références

ABREU, Martha. Cultura Imaterial e Patrimônio Histórico Nacional. IN: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; e GONTIJO, Rebeca. Cultura Política e Leituras do Passado: historiografia e ensino de história. Editora Civilização Brasileira, 2007.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. 2ª ed. Lisboa: Edições 70, 2014.

CHUVA, Márcia. Preservação do patrimônio cultural no Brasil: uma perspectiva histórica, ética e política. In. CHUVA, Márcia; NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos (Org.). Patrimônio Cultural: políticas e perspectivas de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2012.

FLORÊNCIO, Sônia Regina Rampim, Educação Patrimonial: um processo de mediação. In. TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012, p. 22-29.

FONSECA, Cecília Londres. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In. ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Org.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009, p. 59-79.

FREITAS, Itamar. Fundamentos teórico-metodológicos para o Ensino de História: anos iniciais. São Cristóvão-SE: Editora UFS, 2010.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTISTICO NACIONAL. Icó: estudo para o tombamento federal. Fortaleza-CE: 4ª Coordenação Regional do IPHAN (CE/RN), 1997. Vol. 1.

LONDRES, Cecília. O Patrimônio Cultural na formação das novas gerações: algumas considerações. In. TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012, p. 14-21.

MACIEL, Lucas Ramalho. Política Nacional de Extensão: Perspectivas Para a Universidade Brasileira. In. Revista ParticipAção. Brasília: UnB, 2010. Disponível em: < http://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/5968/4940> Acesso: 10 de dezembro de 2017.

NOGUEIRA, Antônio Gilberto Ramos. O Patrimônio em Questão. Proj. História. São Paulo, 2000.

NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade. Ano IV, n. 7. Barbacena - julho/dezembro 2011, p. 119-133.

OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Cultura é Patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

ORIÁ, Ricardo. Memória e Ensino de História. In: BITTENCOURT, Circe (Org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. 11ª ed. São Paulo: Contexto. 2006, p. 128-148.

PAIM, Elison Antonio; GUIMARÃES, Maria de Fátima. História, cultura e patrimônios regionais: construindo e registrando saberes e práticas. In. GIL, Carmem Zeli de Vargas; TRINDADE, Rhuan Targino Zaleski (Org.). Patrimônio Cultural e Ensino de História. Porto Alegre: Edelbra, 2014, 91-109.

SANTOS, Renato Quintino dos. Educação e Extensão. Petrópolis: Vozes, 1986.

SCHITTINO, Renata. O conceito de público e o compartilhamento de história. In. MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Râbelo de; SANTHIAGO, Ricardo (Org.). História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. Rio de Janeiro: Letra e Voz, 2016, p. 37-46.

SANTHIAGO, Ricardo. “A história pública é a institucionalização de um espírito que muitos historiadores têm tido, por milhares de anos”: uma entrevista com David King Dunaway sobre História Oral, História Pública e o passado nas mídias. In. Transversos: Revista de História. Rio de Janeiro, v. 07, n. 07, set. 2016.P.213 - 214. Disponível em: < http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/25607> Acesso em: 29 de set de 2016.

Publié-e

2017-04-01

Comment citer

BEZERRA, Cícera Patrícia Alcântara; ALEXANDRE, Jucieldo Ferreira; QUEIROZ, Priscilla Régis Cunha de. A PRÁTICA EXTENSIONISTA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: esforços em prol de uma história pública. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 337–364, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p337. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3428. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático