AS DUAS FACES DO SEXISMO NA MÍDIA: como Marcela Temer e Dilma Rousseff (PT) são retratadas pela Veja e IstoÉ
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p58Mots-clés :
Dilma Rouseff, Economia Política da Comunicação, Mídia, Marcela Temer, SexismoRésumé
A forma como a mídia brasileira retrata a mulher no campo político é um dos aportes deste artigo, que analisa as reportagens de duas revistas semanais, a Veja e a IstoÉ: enquanto a primeira tenta mostrar uma vice-primeira-dama, Marcela Temer, como “bela, recatada e do lar”, a segunda traz uma presidenta da República, Dilma Rousseff, histérica, destemperada, cuja manchete de capa é “As explosões nervosas da presidente”. As duas edições são veiculadas no contexto da votação do impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), votado na Câmara Federal em abril de 2016 e, no Senado, em maio e em agosto do mesmo ano. Utilizando como referenciais teóricos a Economia Política da Comunicação, o trabalho mostra o caráter patriarcal, misógino e preconceituoso das publicações, que reproduzem valores consoantes a formações ideológicas sexistas.
Téléchargements
Références
ARAÚJO, Washington. A imprensa como partido político. In.: Observatório da Imprensa, ed. 586, 20 abr 2010. Disponível em < http://observatoriodaimprensa.com.br/armazem-literario/a-imprensa-como-partido-politico/ > Acesso em 22 mai 2016, às 18h.
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense – Universitária, 1988.
ÁVILA, Maria Betânia. Feminismo e Sujeito Político in: Revista Proposta, nº 84-85. Rio de Janeiro: Fase, Mar.-1go., 2000. Disponível em< http://appsindicato.org.br/index.php/?p=14039/ >Acesso em 22 abr 2016, às 22h.
ÁVILA, Maria Betânia et al. Textos e Imagens do Feminismo: mulheres construindo a igualdade. Recife, SOS Corpo, 2001.
BAHIA, Juarez. História, jornal e técnica: as técnicas do jornalismo. vol 2. 5, Rio de Janeiro, Ed. Mauad X , 2009.
BONIN, Robson. A hora e a vez do vice. Veja, São Paulo, Edição especial, ano 49, abril de 2016. P. 23-26.
IBOPE MEDIA. Conceitos e Critérios da Pesquisa de Mídia para a Imprensa. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/relacionamento/imprensa/Documents/cartilha_de_midia .pdf >. Acesso em: 15 out 2015.
CARDOSO, Clarice. Quando a misoginia pauta as críticas ao governo Dilma. Disponível em <http://www.cartacapital.com.br/blogs/midiatico/quando-a-misoginia-pauta-as-criticas-ao-governo-dilma >. Acesso em 18 maio 2016, às 22h
COUTINHO, Leonardo. Tudo a favor de Temer. Veja, São Paulo, Edição especial, ano 49, abril de 2016. P. 26-27.
FUNDAÇÃO Perseu Abramo. Pesquisa sobre Democratização da Mídia. Disponível em: < http://novo.fpabramo.org.br/sites/default/files/fpa_pesquisa_democratizacao_da_midia_0.pdf > Acesso em 22/01/2016, às 16h.
GIL, Antônio. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.
LINHARES, Juliana. Bela, recatada e “do lar”. Veja, São Paulo, Edição especial, ano 49, abril de 2016. P. 28-29.
LIMA, Mercedes. A imagem da mulher na mídia. In: LIMA, Mercedes; VICENTE, Terezinha (Org). O Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia. São Paulo: Articulação Mulher e Mídia, 2009, p. 27-31.
MATTELART, Michèle. Mujeres e industrias culturales. Barcelona: Editorial Anagrama, 1982.
MORENO, Rachel. Vigiar, seduzir, excluir – a colonização das mentes. In: LIMA e VICENTE. O Controle social da imagem da mulher na mídia. São Paulo: Articulação Mulher e Mídia, 2009, p. 11-16.
MOSCO, Vicent. The Political Economy of Communication. (2ª ed.). London: Sage Publications, 1996.
NASCIMENTO, Patrícia Ceolin; PRADO, Magaly (org). Técnicas de Redação em Jornalismo: o texto da notícia. São Paulo: Saraiva, 2009.
PARDELLAS, Sérgio; BERGAMASCO, Débora. Uma presidente fora de si. IstoÉ, edição 2417, 06 abr 2016, p. 32-39.
RIORDAN, Ellen; MEEHAN, Eileen R. Sex & money: feminism and political economy in the media. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2002.
RIORDAN, Ellen. The woman Warrior: A feminist political economic analysis of crouching Tiger hidden dragon. In: ROSS, Karen and BYERLY, Carolin M. Women and media. International perspectives. USA: Blackwell Publisshing, 2004, p.81-103.
SANTOS, Jeana Laura da Cunha. O jornalismo contra Dilma: Da misoginia à pirotecnia. Disponível em <http://www.revistaforum.com.br/2016/05/11/o-jornalismo-contra-dilma-da-misoginia-a-pirotecnia/ >. Acesso em 18 mai 2016, às 20h30.
STAKE. R. E. Case studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (ed.) Handbook of qualitative research. London: Sage, 2000. p. 435-454.
UNESCO. Un solo mundo, voces múltiples: comunicación e información en nuestro tiempo. 2 ed. Barcelona, Espanha: 1988.
WASKO, Janet. Estudando a Economia Política dos Media e da Informação. In: SOUZA, Helena (Org). Comunicação, Economia e Poder. Portugal: Porto Editora, 2006, p. 29-53.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.